Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA NO AGRONEGÓCIO: uma revisão bibliográfica da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luís Eduardo Carvalho Noskoski
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Mestrando em Agronegócios Responsável pela submissão
2 - João Pedro Velho
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus de Palmeira das Missões
3 - Nelson Guilherme Machado Pinto
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus Palmeira das Missões - Departamento de Administração
4 - Emanuelle Barbosa
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Ufsm campus Palmeira das Missões

Reumo

A geração de resíduos é uma das principais preocupações do Governo Federal Brasileiro, que vem buscando diversas alternativas sustentáveis para diminuir os impactos ambientais causados por esses materiais (SOUZA et al., 2021). Com o demasiado crescimento populacional houve uma grande intensificação produtiva e consequentemente, um aumento exacerbado no consumo de bens e serviços, resultando em uma grande geração de resíduos que necessitam de um gerenciamento adequado para não agredir o meio ambiente (ROSA, 2016).
O agronegócio exerce papel socioeconômico essencial no Brasil, no entanto, enfrenta importantes desafios sobre a dicotomia entre aumento da produção e redução de impactos ambientais (NEVES, 2021). Diante disso, o presente artigo pretende discorrer sobre a aplicação da logística reversa (LR) em atividades do agronegócio, buscando identificar a importância da ferramenta para o setor, analisando se o processo reverso de resíduos contribui para o cumprimento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.
A logística reversa vem ganhando destaque por obter significativa relevância num contexto de conscientização ambiental, de órgãos públicos, empresas e consumidores, colaborando com a preservação do meio ambiente além de contribuir aos negócios, possibilitando intensificar as produções através da sustentabilidade (GOMES, 2021; SALTARIN, 2023). Diante das perspectivas de aumento na demanda mundial por alimentos, fibras e energias, o Brasil tem necessidade de intensificar suas produções com maior sustentabilidade possível (NEVES, 2021).
A metodologia utilizada no presente estudo foi a revisão bibliográfica da literatura, buscando em estudos primários suas informações. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, buscando analisar de forma interpretativa os dados que não podem ser quantificados. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos CAPES utilizando as palavras chave “logística reversa” e “agronegócio”, priorizando estudos publicados no período de 2018 até 2023. Também, foram utilizadas informações do Governo Federal Brasileiro, com base nas leis da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A logística reversa (LR) começou a ser implementada no agronegócio brasileiro como instrumento socioeconômico em meados dos anos 2000, quando o Governo Federal Brasileiro estabeleceu a Lei Federal nº 9.974/2000, definindo regras para recolhimento, transporte e destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos que eram utilizados na agricultura. Atualmente, a LR vem sendo implementada em outros segmentos, como, na indústria alimentícia e na produção de biocombustíveis, minimizando impactos ambientais e possibilitando o aumento de competitividade das empresas do setor (PASCOAL et al., 2022).
Conclui-se que a LR é fundamental para o agronegócio brasileiro, contribuindo para a preservação do meio ambiente e possibilitando vantagens competitivas para as empresas através da redução de custos de produção e valoração da imagem corporativa. Também, evidencia-se que a utilização da ferramenta nos segmentos abordados no estudo possibilita o cumprimento direto de 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Agenda 2030. Para estudos futuros, sugere-se a criação de um modelo de cálculos de custos de LR que possa ser padronizado e utilizado por empresas do setor.
SOUZA, F. R. A. de; et al. Biopolímeros na Indústria de Alimentos: do aproveitamento de resíduos agroindustriais a produção de biopolímeros. Editora Científica, [s. l], jan. 2021. DOI:10.37885/210303531. ROSA, F. P. da; MAAHS, T. R. Logística Reversa: Uma Alternativa para Redução de Custos e Impactos Ambientais das Organizações. Espacios, [s. l], v. 37, n. 27, p. 1-5, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n27/16372714.html. Acesso em: 07 jul 2023.