Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO DO MODO DE PENSAR E AGIR DAS LIDERANÇAS NUMA INDÚSTRIA DO SETOR DE ALIMENTOS NO RIO GRANDE DO SUL
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ione Sardão da Silva
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Campus Montenegro
2 - Flávio Régio Brambilla
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração Responsável pela submissão

Reumo

Este artigo relata a importância do desenvolvimento da liderança nas indústrias, onde a influência do líder pode vir a gerar grandes efeitos e benefícios, sendo um fator bastante estudado no contexto das empresas. O desenvolvimento da liderança faz com que se tenha uma gestão de pessoas de maior qualidade e eficácia, além de auxiliar no atingimento dos objetivos organizacionais, resultando em um diferencial competitivo de gestão.
O presente trabalho se caracteriza como um Estudo de Caso realizado em uma empresa multinacional do ramo alimentício, com o intuito de obter e analisar informações sobre as lideranças das áreas da produção e administrativa. Isso é realizado conforme concepção geral das práticas, perfis e comportamentos, das formas de pensar e agir desses líderes, buscando atingir os objetivos a serem alcançados pela empresa e seus colaboradores.
Liderança é uma das funções mais relevantes no contexto das empresas e, apesar de ser bastante estudada em diversas situações e ambientes, existes pontos a serem verificados. A liderança tem um papel importante, pois ela é essencial para o sucesso da organização a fim de alcançar os propósitos estabelecidos. O planejamento, organização, controle, e o desenvolvimento de estratégias fazem parte do gerenciamento. Um gerente dinâmico pode ser um bom planejador e gestor, mas a liderança transcende estas habilidades, representando uma influência mais perene e consistente na equipe de trabalho.
A presente pesquisa constituiu um estudo de orientação quantitativa, e quanto ao objetivo é exploratória e descritiva. Classifica-se como um Estudo de Caso, por se tratar de uma situação real em seu contexto de realidade. O estudo desenvolvido é centrado nos modos de pensar e de agir dos líderes na percepção dos liderados, na Empresa Alfa, que atua no setor de alimentos, na Região do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul.
É de elevada importância que os objetivos, missão, visão e valores da empresa sejam apresentados aos liderados pelos líderes, e que assim existam condições e estrutura de trabalho para o indivíduo, esperando assim que o colaborador realize suas tarefas com eficiência. Quem busca a iniciativa para a motivação dessas pessoas é o líder, é quem efetivamente consegue através de seu estilo de liderança dar o andamento necessário na organização com o auxílio das pessoas que nela desenvolvem o trabalho.
As pessoas não aceitam o tratamento indiferente, e é necessário ao líder um treinamento especial para lidar com cada tipo de pessoa, cada temperamento, cada estilo de vida. Se o líder na empresa não se preocupa em ampliar o conhecimento, buscar se especializar, o seu espaço no mercado de trabalho vai diminuir. Como grande influenciador, o líder pode acabar com o sonho de um funcionário ou ajudá-lo a conquistá-lo. Exerce o poder de abrir a mentalidade, potencializar, evocar a capacidade de sonhar, encorajar, ajudar e enxergar possibilidades onde muitos não acreditam que existe.
BERGAMINI, C. W. Liderança. São Paulo: Atlas, 2012. FIGUEIREDO, J. A.; CHIMENTI, P.; CAVAZOTTE, F.; ABELHA, D. Uma década de pesquisas sobre liderança e seus efeitos na criatividade-inovação: uma revisão sistemática e narrativa da literatura. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.24, n.1, p.66-91, 2022. MARTINEZ, L. F.; PAPA, P. R. M.; PARACCHINI, V. T. A.; MORAES, T. H. Principles to Leadership Valuation (PLV): uma ferramenta estratégica de feedback aplicada à uma instituição de ensino superior do Estado de São Paulo, Brasil. Revista de Administração IMED, v.11, n.2, p.1-25, 2021.