Resumo

Título do Artigo

BIOTECNOLOGIA COMO FERRAMENTA APLICADA NA SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - César da Silva Robusti
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Campus Conceição Responsável pela submissão
2 - Milton Carlos Farina
- Campus Conceição - PPGA

Reumo

A Biotecnologia é uma área do conhecimento de grande importância devido aos avanços tecnológicos presentes no século 21. Conforme estabelecido pela ONU, a Biotecnologia abrange a fabricação, modificação de produtos ou processos através da utilização de organismos vivos e seus derivados com auxílio da tecnologia, atualmente classificada em 11 áreas distintas (ONU, 1992; DaSilva, 2004; Kafarski, 2012). Essa área desempenha papel essencial no desenvolvimento sustentável com aplicações nos mais variados campos como biocombustíveis, biopolímeros, bioenergia, entre outros (Schenberg, 2010).
Diante a definição e as necessidades relatadas, pretende-se por meio da presente pesquisa responder a seguinte questão: Como a Biotecnologia vem sendo empregada como ferramenta com foco na sustentabilidade? Objetiva-se por meio desta pesquisa verificar como a Biotecnologia vem sendo utilizada como ferramenta sustentável a partir da análise de artigos disponíveis em bases de dados.
Conforme estabelecido por Brundtland (1991) o desenvolvimento sustentável deve prover as necessidades essenciais da atual geração, sem comprometer as gerações futuras. A Biotecnologia sustentável tem por foco utilizar, desenvolver e regular sistemas biológicos no campo do desenvolvimento sustentável, preocupando-se em como esses sistemas são utilizados para a conservação dos recursos, proteção e monitoramento do meio ambiente e na gestão de resíduos (Singh, 2017). Porém, todo o sistema e processos devem trabalhar em prol do mesmo propósito para que realmente seja sustentável (Krimsky, 2022).
Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da CAPES e WoS. Após seleção dos artigos condizentes com a pesquisa, o arquivo RIS com metadados bibliométricos foi exportado e analisado pelo software VOSviewer, buscando compreender quais são as aplicações biotecnológicas focadas no desenvolvimento sustentável. Os dados foram coletados nos meses de agosto à novembro de 2022 atendendo os critérios: publicações entre 2017 a 2022, artigos com os descritores em Inglês ou Português como: Biotecnologia; Avanços; Aplicações; bem como as cores das áreas da Biotecnologia.
Verificou-se que diante dos mapas obtidos através do software VOSviewer, as palavras utilizadas nos trabalhos analisados condizem com as informações apresentadas por Singh (2017), uma vez que apresentam a mescla dos temas relacionados à sociedade, economia e meio ambiente dentro da Biotecnologia, além de demonstrar diversos avanços e aplicações atreladas a sustentabilidade. Nota-se então aplicações de estudos voltados para bioplásticos, biomassa, biopolímeros, bioenergia, biocombustíveis, biorremediação, entre diversos outros bioprocessos sustentáveis.
O presente trabalho apresenta as aplicações sustentáveis relacionadas à Biotecnologia, com base nas produções científicas disponíveis. Este trabalho tem por limitação à exportação dos metadados pelo arquivo RIS, dessa forma não possibilitando a utilização de todas as opções de análise disponíveis no software devido a falta de compatibilidade com o formato do arquivo descrito, mas em contrapartida possibilita a análise de ambas as bases de dados selecionadas. Nota-se ainda, além dos diversos bioprocessos sustentáveis, quais são as distinções quanto ao foco de pesquisa de ambas as bases.
BRUNDTLAND, G. H. Nosso futuro comum. 1991. DASILVA, E. J. The Colours of Biotechnology: Science, Development and Humankind. Electron. J. Biotechnol., 2004. KAFARSKI, P. Rainbow code of biotechnology. Chemik, v. 66, p. 814–816, jan. 2012. KRIMSKY, S. Sustainable GMOs: An Oxymoron?. 2022. ONU. CONVENTION ON BIOLOGICAL DIVERSITY. 1992. SCHENBERG, A. C. G. Biotecnologia e desenvolvimento sustentável. Estudos Avançados, v. 24, n. 70, p. 07–17, 2010. SINGH, R. L. Principles and Applications of Environmental Biotechnology for a Sustainable Future, 2017.