Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS DE PORTAIS DE NOTÍCIAS SOBRE O HIDROGÊNIO VERDE
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Felipe Moura Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
2 - THIAGO COSTA HOLANDA
Universidade Federal do Ceará - FEAACS
3 - LUIS MATHEUS TAVARES SILVA
- FEAAC
4 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
- Universidade Federal do Ceará

Reumo

O uso do hidrogênio verde como estratégia para a produção de energia com baixa emissão de carbono tem se intensificado, de forma que o tema vem aparecendo constantemente em páginas de notícias (mídias) de grande circulação. Dessa forma, faz-se necessário aprofundar nossa compreensão sobre a maneira como essas páginas de notícias estão reportando e abordando essa inovadora fonte de energia.
Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de entender como a mídia brasileira expõe uma fonte energética limpa, uma vez que o Brasil abre suas portas para a produção dela. Nesta perspectiva, esta pesquisa objetiva apresentar de que forma o hidrogênio verde é trabalhado por veículos de mídia. Por isso, lança-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como os portais de notícias brasileiros noticiam o hidrogênio verde?
Este trabalho se inicia explicando, de acordo com Kumar e Lim (2022), as diferentes fontes energéticas do hidrogênio. Ademais, informa que o Brasil é competitivo para essa produção (LARA; RICHTER, 2023), por questões geográficas e de disponibilidade de recursos naturais. Por fim, apresenta a maneira como a mídia trabalha com ele (FERREIRA, 2020).
Este trabalho utiliza mineração de texto para entender como os portais de notícias brasileiros noticiam o hidrogênio verde. Para isso, foram utilizadas as notícias sobre H2V disponíveis na aba de notícias do Google que correspondiam ao período de 04/07/2022 a 04/07/2023. Ao todo foram localizados 140 artigos da mídia, após a aplicação dos critérios de exclusão, restaram 114. Esses arquivos foram analisados no software Voyant Tools.
Os resultados evidenciam a importância dada ao processo produtivo do hidrogênio verde no contexto nacional, e possível ênfase na necessidade ou no potencial brasileiro para a produção do hidrogênio verde. Ademais, uma parcela considerável das notícias veiculadas narra os investimentos que estão sendo direcionados para a instalação de uma área de produção no Ceará, apresentando-o como protagonista nesta relação. Além disso, constatou-se a relação entre Brasil e Alemanha para a produção dessa fonte energética.
Com isso, concluiu-se que o interesse do H2V pela mídia está cada vez mais forte, um dos fatores pode ser o elevado investimento público e privado, tornando essa fonte energética competitiva. A relação Brasil/Alemanha foi evidenciada nos discursos midiáticos, apresentando, assim, o crédito dessa classe para o desenvolvimento dessa parceria. Nesta perspectiva, os temas de transição energética, investimentos em infraestrutura, relação Brasil/Alemanha e emissões de GEE foram evidenciados em outra fonte, documental.
FERREIRA, Aline Rose.?Perspectivas de futuro no uso do hidrogênio como recurso renovável na matriz energética. 2020. 63 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Fontes Renováveis, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. KUMAR, S. Shiva; LIM, Hankwon. An overview of water electrolysis technologies for green hydrogen production. Energy Reports, [S.L.], v. 8, p. 13793-13813, nov. 2022. Elsevier BV. LARA, Daniela Mueller; RICHTER, Marc François. Hidrogênio verde: a fonte de energia do futuro.?Novos Cadernos NAEA, v. 26, n. 1, 2023.