Resumo

Título do Artigo

INICIATIVAS E ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DO LEITE BOVINO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E SISTEMÁTICA DE LITERATURA DOS ANOS DE 2014 A 2022
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bruna Caroline Cerva
- UFRGS Responsável pela submissão
2 - Glauco Schultz
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

A promoção da sustentabilidade é relevante em qualquer setor produtivo, em especial em setores que geram significativos impactos negativos no ambiente, o que se dá no setor de produção leiteira. A principal fonte de metano no setor de laticínios é a fermentação entérica e relacionadas ao tratamento e disposição dos dejetos destes animais. Essa revisão sistemática analisou as estratégias e recomendações para produção sustentável do leite bovino discutidas na literatura de 2014-2022 destacando que são muitas são as possibilidades de intervenção com potencial significativo de remediação.
Identificar as estratégias e ações atuais e futuras para promoção sustentável do leite bovino discutidas na literatura no período de 2014 2022, bem como seu potencial remediador e/ou facilidade de implementação.
A maior parte dos estudos que avaliam as práticas na produção de alimentos e as estratégias para a promoção de ações sustentáveis na produção utilizam a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA). Essa metodologia fornece um quadro organizador para avaliar de forma holística os impactos ambientais de produtos e sistemas de produção. O uso da LCA na gestão ambiental e na sustentabilidade tem crescido rapidamente nos últimos anos (NOTARNICOLA, et al. 2012).
A metodologia consistiu em uma revisão bibliométrica e sistemática de literatura que contemplou os anos de 2014 a 2022. A base de dados escolhida foi a Google Scholar, e as palavras-chave selecionadas foram sustainable production AND milk. Os artigos foram extraídos através do software Mendeley das 30 primeiras páginas de resultado. Para seleção dos artigos a serem incluídos na revisão sistemática, realizou-se cinco filtragens, que resultaram na leitura 51 artigos. Após a leitura, restou-se 43 artigos que respondiam o problema de pesquisa e foram incluídos e analisados.
As estratégias e recomendações encontradas foram aglutinadas em 15 categorias principais. Cada uma delas envolvia tanto ações em andamento, como sugestões futuras. Analisou-se, a partir do ano de publicação, quais temas ou estratégias vem mais recebendo atenção, e elaborou-se um em ranking. Quanto ao número de recomendações e estratégias identificadas em cada uma, as três categorias que mais apresentaram recomendações foram as relacionadas a ajustes e intervenções na dieta e na alimentação, gestão do esterco, estrume, dejetos e resíduos e intervenções no uso do solo e nas técnicas de pastoreio
Considerando que se trata de um importante alimento, com representação significativa na mesa dos brasileiros, seja em forma de leite cru ou através de seus derivados, é imprescindível que se busque alternativas viáveis de sustentabilidade. Esta revisão possibilitou um panorama do que se tem feito no mundo, sugerindo aos diversos interessados possibilidades de intervenção que proporcionarão um modo de produzir o leite bovino respeitando o bem-estar animal, fazendo bom uso dos recursos hídricos, reduzindo as emissões de gases efeito estufa, redução da perda de nitrogênio e no uso de pesticidas.
ADEGBEYE, M.J. et al. Sustainable agriculture options for production, greenhouse gasses and pollution alleviation, and nutrient recycling in emerging and transitional nations - An overview. Journal Of Cleaner Production, [S.L.], v. 242, p. 118319, jan. 2020. Elsevier KRIZSAN, Sophie J.; et al. Sustainability aspects of milk production in Sweden. Grass And Forage Science, [S.L.], v. 76, n. 2, p. 205-214, 2021. CHARTRES, Colin J.; NOBLE, Andrew. Sustainable intensification: overcoming land and water constraints on food production. Food Security, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 235-245, 2015, Springer.