Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: uma abordagem com foco nos Novos Modelos de Negócio para a Sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Gabriel Luppi
UNICAMP Universidade de Campinas - Instituto de Geociências Responsável pela submissão
2 - Flávia L. Consoni
- Departamento de Política Científica e Tecnológica/ IG

Reumo

Os novos modelos de negocios inovadores para sustentabilide (BMIfS) vêm se prostando como uma alternativa para aumentar a resiliência de negócios diante das novas demandas da sociedade e mercado. Assim, a mobilidade elétrica, que compreende um conjunto diverso de atores e tipos de agentes que a envolvem, não foge dessa lógica e se aproveita dos BMIfS para prosperarem no mercado, e o Estado de São Paulo, que compreende o maior desenvolvimento e produção tecnológica do Brasil, se apresenta como um local com desafios e oportunidades diversos para os atores.
A pesquisa busca compreender como negócios empreendidos no campo da mobilidade elétrica se tornam bem-sucedidos. Utilizando-se da discussão sobre modelos de negócio inovadores sustentáveis, esta pesquisa faz um mapeamento destas iniciativas ligadas à mobilidade elétrica no Estado de São Paulo. A proposta é obter melhor entendimento acerca da dinâmica dos atores e empresas, e da sua racionalidade já que para implementar modais elétricos há resistências em inúmeros campos a serem superadas, tais como o custo elevado destes veículos, adaptação do usuário, entre outras.
Os movimentos que se voltam para as transições para a sustentabilidade ocorrem quando os sistemas sociotécnicos, que co-evoluíram e se estabilizaram por longos períodos de tempo, começam a ser suplantados por uma ou várias configurações alternativas caracterizadas por novas tecnologias e guiada por novos valores (GEELS, 2018). a perspectiva do setor privado, a inovação dos modelos de negócios para a sustentabilidade (BMIfS) tem sido reconhecida como uma das opções estratégicas disponíveis para as organizações dispostas a construir modelos de negócios mais resilientes (BIDMON; KNABB, 2018).
Foram consultados artigos e teses a fim de compreender as dinâmicas e discussões que transpassam a mobilidade elétrica e seus modelos de negócio, além de acompanhar eventos e palestras com empresas representantes da mobilidade elétrica, com a descrição de suas trajetórias. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica sustenta esse trabalho acadêmico, junto ao grupo LEVE (Laboratório de Veículos Elétricos) do DPCT/IG, e suas discussões sobre este tema, que é enriquecido pela participação de mestrandos, doutorandos, e pós doutorandos, junto a diversos interlocutores.
O Estado de São Paulo compreende desafios a serem superados para a implementação da mobilidade elétrica, principalmente devido a infraestrutura de fomento ao MCI massiva do estado, mas também é um tecnopolo que dá oportunidade de prosperidade para BMIfS no ramo de veículos elétricos se colocarem. A empresa Tembici conta com uma inovação massiva em seu modelo de negócio voltado a micromobilidade elétrica, contando com capital advindo de patrocínio, é capaz de alavancar a micromobilidade elétrica, manter um negócio frutífero e cumprir com seu papel com a agenda sustentável.
No horizonte da transição para a mobilidade elétrica, São Paulo se destaca em suas ações e empresas, os quais devem antever dos desafios e oportunidades que o local os oferece. Nesse contexto, os BMIfS se fortalecem e vão capturando espaço entre investidores e empreendedores, como é o caso da Tembici, que adaptou uma premissa simples, a de aluguel de bicicletas, para um negócio rentável, escalável e que promove a sustentabilidade em todos seus aspectos.
GEELS, F. W. The dynamics of transitions in socio-technical systems: A multi-level analysis of the transition pathway from horse-drawn carriages to automobiles (1860-1930). Technology Analysis and Strategic Management, v. 17, n. 4, 2004, p. 445–476, 2004. GEELS, F. W. Socio-Technical Transitions to Sustainability. 25 de junho de 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199389414.013.587. BIDMON, C.M.; KNAB, S.F. The three roles of business models in societal transitions: New linkages between business model and transition research. Journal of Cleaner Production, vol. 178, 2018