Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DOS CUSTOS NA PRECIFICAÇÃO DO VINHO DO AÇAÍ TRANSACIONADO EM PONTO DE VENDA POR BATEDORES ARTESANAIS
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Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - José Luiz Nunes Fernandes
- Universidade Federal do Pará Responsável pela submissão
2 - Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes
- Universidade da Amazônia- Unama

Reumo

A formação de um preço de venda para produtos e ou serviços ou precificação é uma tarefa desafiadora devidamente enfrentada pelos gestores das empresas independente do segmento e porte destas. Uma adequada definição do preço de venda proporciona à empresa lucratividade, retorno do capital investido e permite, ainda, a sobrevivência e o crescimento da mesma, tornando-a mais competitiva num mercado cada vez mais exigente (MACHADO: SILVA, 2013). Por outro lado, o açaí amazônico é um fruto coletado de uma palmeira nativa da região, tendo 92,1% de sua extração concentrada nos Estados da Região Nort
Diante do contexto anterior surge o seguinte problema norteador desta pesquisa: Qual o impacto dos custos de produção na precificação do vinho de açaí transacionado em ponto de venda por batedores artesanais? Por conseguinte, o objetivo desta pesquisa é identificar o impacto dos custos de produção na precificação do vinho de açaí transacionado em ponto de venda por batedores artesanais.
O caráter estratégico da precificação é destacado por Machado e Silva (2013), quando firmam entendimento que, ao ser considerada as necessidades e desejos dos clientes e a consequente competitividade dos negócios, a precificação assume caráter estratégico, pois possibilita conciliar o posicionamento competitivo da empresa com a percepção de valor de seu público-alvo. 2.3 O açaí O açaí é fruto redondo, quando maduro é de cor escura e pequeno, originário de palmeira denominada cientificamente de euterpe oleácea, e o produto advindo do processo de transformação por fricção do fruto é o vinho
Inicialmente buscou-se alicerçar teoricamente os temas voltados a precificação e apuração dos custos por meio consulta há trabalhos já publicados em artigos, livros, dissertações e teses e, neste sentido, Gil (2010) ensina que esta abordagem é denominada de Pesquisa Bibliográfica. Ao avançar no delineamento buscou-se o suporte em forma de referência ou âncora a partir de trabalhos pré existentes e convalidados sobre o objeto deste trabalho. Neste contexto, à ancoragem ocorre quando no processo decisório se vale de uma referência ou âncora para escolher um determinado rumo de ação (LUPE;ÂNGELO
A pesquisa voltada à apuração dos custos, ao considerar a mensuração dos custos de transação e, a esse adicionado aos custos de produção chegou-se ao custo total de 1 litro do vinho do açaí em torno de R$ 5,00 para uma produção diária de 100 litros. Destaca-se inicialmente que, ao considerar na mensuração dos custos as variáveis externas como os custos de transação e as variáveis internas denominadas de custos de transformação este entendimento está em acordo com que pensam Bruni e Famá (2011) e Machado e Silva (2013) quando dizem haver necessidade de se conhecer, entre outros, o mercado de a
A conclusão foi de que o batedor artesanal considera os custos de produção como basilar na precificação do açaí, portanto os custos possuem significante impacto na precificação, porém à apuração destes custos é de frágil procedimento metodológico e leva em consideração o feeling ou as experiências vivenciadas pelos batedores artesanais de açaí.. A pesquisa também evidencia há necessidade de ser considerado na apuração dos custos de produção do vinho do açaí, base para a precificação, os custos tanto endógenos ou internos quanto os exógenos ou externos ao ponto de venda, somente após tal cômput
ARAÚJO, D. do N. As Perspectivas de Competitividade dos Batedores Artesanais de Açaí com Selo ‘Açaí Bom’. In... 1º SIMPÓSIO SOBER NORTE. Belém – Pará, 22 e 23 de Junho de 2017. ASSEF, R. Guia prático de formação de preços: aspectos mercadológicos, tributários e financeiros para pequenas e médias empresas. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011. BRAGA, R. M. M. Gestão da gastronomia: custos, formação de preços, gerenciamento e planejamento do lucro. 2 ed. São Paulo: Senac. 2011. BERNARDI, L. A. Manual de formação de preços: políticas, estratégias e fundamentos. 3 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.