Resumo

Título do Artigo

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO CONSUMO CONSCIENTE DE MODA - Uma análise da geração Z
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Barbara de Souza Moretto
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campinas
2 - Vitória de Oliveira Dias dos Reis
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campinas
3 - Mariana Munis de Farias
- Centro de Ciências e Tecnologia Responsável pela submissão

Reumo

A indústria da moda é uma das mais importantes do mundo, e, em contrapartida, também é uma das grandes responsáveis por causar impactos ambientais, sociais e econômicos, devido ao uso excessivo de recursos naturais e de produtos químicos, taxas elevadas de emissões de carbono e violação dos direitos trabalhistas. Com isso, surge uma maior preocupação, principalmente da Geração Z, com consumo consciente de moda, que visa consumir com melhor impacto, sem excessos ou desperdícios, fazendo escolhas que contribuam a sustentabilidade do planeta, para que haja o suficiente para todos (Akatu, 2023).
Problema de pesquisa: Quais são os impactos da pandemia de Covid-19 no consumo consciente de moda, perante a Geração Z? Objetivo Geral: compreender quais são os impactos da pandemia de Covid-19 no consumo consciente de moda, perante a Geração Z. Objetivos específicos: a) identificar se as práticas de consumo consciente de moda da geração Z progrediram ou retrocederam no período pós pandemia de Covid-19; e b) compreender quais são as mudanças advindas da pandemia de Covid-19, no que tange o consumo consciente de moda da geração Z.
Fletcher e Grose (2011) apud Farias (2016) pontuam formas de consumo consciente de moda, por meio de 7 itens: 1.Compartilhamento e troca de roupa; 2.Reciclagem, ou seja, customização da roupa, deixando-a de cara nova; 3.Reparos em roupas e repaginada na peça; 4.Aluguel de roupas (de pessoas físicas ou jurídicas); 5.Reutilização das roupas já existentes no guarda-roupa, aprendendo novas formas de usar; 6.Compra e venda de roupas e acessórios para brechós; 7.Resgate de tendências vintage (peças de vestuário fabricadas em décadas passadas, ou que resgatam a moda do passado).
Na primeira etapa do trabalho, efetuou-se um estudo exploratória, buscando fontes secundárias, por meio de levantamento de materiais bibliográficos sobre os principais temas abordados. A segunda parte consistiu em uma pesquisa quantitativa, efetuada por meio de um questionário a 185 consumidores da geração Z, com perguntas estruturadas, que contribuíram para a compreensão dos impactos da pandemia de COVID-19 no comportamento de consumo consciente de moda do público. Utilizou-se a plataforma Google Forms para estruturação e análise das questões. Amostra não-probabilística, por conveniência.
O que motivou o aumento da compra de peças pós-pandemia foi a necessidade de adquirir roupas novas ou renovar o guarda-roupa; grande parte alega não ter hábito de alugar roupas e de comprar em brechós; embora achem importante, pouco mais da metade dos entrevistados preferem por comprar peças de marcas que apoiem causas ambientais e sociais; Grande parte do público ainda tem como principal opção comprar de lojas fast fashion; práticas mais comuns de consumo consciente de moda da Geração Z: reutilizar de outras formas peças que já possui; consertar e fazer reparos, trocar roupas com amigos.
Nota-se que a Geração Z se preocupa em sua retórica com as práticas de consumo consciente de moda, mas têm dificuldade de colocá-lo em prática, pois prefere ainda compra de grandes marcas Fast Fashion, dentre elas a Shein, envolvida em vários escândalos ambientais e sociais, além de não ter o hábito de alugar roupas ou optar por itens de segunda mão como primeira opção de compra. Porém, há oportunidade às empresas que trabalham com consumo consciente de moda de melhorarem seus argumentos de vendas, comunicando assim as vantagens de adquirir uma peça de segunda mão, perante uma peça nova.
FARIAS, Mariana Munis de. Consumo consciente de moda e o metabolismo futuro do guarda-roupa: Uma abordagem quantitativa com público feminino, residente do interior de São Paulo (SP). 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2016. FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2019. GARCIA-TORRES, Sofia; REY-GARCIA, Marta; ALBAREDA-VIVO, Laura. Effective disclosure in the fast-fashion industry: from sustainability reporting to action. Sustainability,, v. 9, n. 12, 2256, 2017.