Resumo

Título do Artigo

PRODUTIVIDADE VERDE: TRAJETÓRIAS E AGENDA DE PESQUISA
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Nayara Aires dos Santos
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PPGA/UFCG Responsável pela submissão
2 - Lúcia Santana de Freitas
- Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

O conceito de Produtividade Verde foi criado em 1994 pela Organização Asiática de Produtividade (APO), cujo objetivo central é auxiliar seus membros no desenvolvimento sustentável, tornando-os competitivos e produtivos. Atualmente a organização é formada por 21 países. Enfatiza a melhoria ambiental combinada com o aumento de produtividade e lucratividade. A PV hoje é aceita como uma abordagem para lidar com questões ambientais enquanto aumenta a produtividade, que é a base da competitividade empresarial (APO, 2020).
O objetivo deste estudo foi analisar a trajetória da Produtividade Verde por meio de revisão sistemática da literatura publicada na Scopus entre 1990 e 2023, com o suporte da ferramenta VOSviewer, buscando identificar as trajetórias de pesquisa e como a temática vem sendo tratada pelas organizações e pela academia.
Baseado na experiência da APO, para que as medidas de proteção ambiental sejam aceitas e implementadas de maneira eficiente, é necessário estabelecer uma relação direta com melhorias na produtividade e qualidade, racionalizando a implementação dessas medidas e garantindo eficácia (Marimin, 2018). Analisar os conceitos e estratégias adotadas e testados por outros setores é um passo importante para a obtenção de ganhos com a utilização da PV. Portanto, a PV pode gerar ganhos econômicos, sociais e ambientais para as nações, organizações e sociedade.
A base de dados foi a Scopus. A palavra-chave utilizada foi “Green Productivity”. A consulta realizada no dia 02/03/2023 resultou em 176 artigos. No processo de refinamento optou-se por artigos em Inglês, Português e Espanhol; nas áreas de estudo aderentes a pesquisa. Foi realizada a leitura dos títulos, resumos e resultados de 114 artigos. Por fim, foram utilizados três critérios de seleção: (1) PV precisa ser foco do trabalho; (2) O artigo precisa apresentar vinculação entre Produtividade e Sustentabilidade. (3) O artigo precisa apresentar vinculação entre Produtividade e Meio Ambiente.
As trajetórias e agenda de pesquisa visa fornecer uma visão geral da pesquisa sobre a temática, identificando as direções e aspectos da PV que estão sendo tratados pelos autores mais citados. Esse agrupamento foi feito sem a ajuda direta do VOSviewer, a partir da leitura dos 42 artigos e dos dados anteriormente obtidos e analisados. Foram identificadas três trajetórias de pesquisa relativas à temática: Aspectos conceituais e fundamentos da produtividade verde; Produtividade verde e regulamentação ambiental; e, Métrica, mensuração e avaliação da produtividade verde.
A contribuição do estudo está em apresentar uma visão sobre o tema possibilitando acompanhar a trajetória e agenda de pesquisa. algumas lacunas podem ser identificadas, tais como a necessidade de estudos empíricos em outros setores, e países. Como limitação do estudo destaca-se a utilização de apenas uma base de dados. Como indicação para pesquisas futuras, sugere-se pesquisar de maneira mais profunda cada trajetória apresentada neste estudo, especialmente para compreender os avanços e obstáculos das diferentes propostas de mensuração da PV, principal agenda de pesquisa identificada.
APO (Asian Productivity Organization). Green productivity for the sdgs: Review of emerging and priority needs. Tokyo: APO, 2020. MARIMIN; DARMAWAN, M. A.; WIDHIARTI, R. P.; TENIWUT, Y. K. Green productivity improvement and sustainability assessment of the motorcycle tire production process: a case study. Journal of Cleaner Production, v. 191, p. 273-282, 2018.