Resumo

Título do Artigo

COCRIAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS E INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Dayana Brainer da Silva Furtado
Universidade de São Paulo - USP - EACH Responsável pela submissão
2 - Sônia Regina Paulino
- Universidade de São Paulo

Reumo

A inovação não tecnológica e a inovação social ocupam lugar essencial numa sociedade de serviços sustentável. Muitos novos serviços poderão eventualmente ser prestados por meio de novas formas, gerando não somente empregos, mas também de solidariedade e bem-estar. A complexa interconectividade dos problemas enfrentados pela sociedade tem levado a iniciativas de inovação social que requerem pensamento crítico e cooperação que possam orientar a cocriação de novas ideias ou soluções. O objetivo é realizar uma análise teórica sobre a relação entre inovação em serviços públicos e inovação social.
A análise da inovação no setor público não deve se limitar a questões de melhoria do serviço ou processo. O sucesso de uma inovação no setor público corresponde a contribuição que esta trouxe para a esfera pública, ou seja, o valor público agregado é o que define o sucesso de uma inovação (Hartley, 2013). Farfus e Rocha (2007) defendem que é necessário a formação de um arcabouço conceitual para processos de inovação em setores não orientados ao mercado, uma vez que os sistemas culturais e empresariais consolidaram modelos de gestão que não têm dado conta das demandas sociais.
As pesquisas têm se concentrado em estudos de caso, em vez de investigar padrões comuns. Tornam-se necessárias pesquisas que busquem identificar padrões comuns de inovação em serviços públicos e inovação social para assim agregar conhecimento. Pesquisas que buscam entender o valor social e a produtividade da inovação não orientada ao mercado encontram-se em estágio inicial, sem muitos fundamentos teóricos ou aplicações práticas consolidadas. Dessa forma o presente buscou realizar uma provocação de forma a estimular uma discussão sobre o assunto proposto.
FARFUS, Daniele; ROCHA, Maria Cristina de Souza. Inovação Social: um conceito em construção. Inovações sociais, p. 13-34, 2007. HARTLEY, Jean. Publics and private features of innovation. In: Handbook of innovation in public services. Edward Elgar Publishing, 2013. p. 44 - 59.