Resumo

Título do Artigo

CIDADES PET-FRIENDLY: O PAPEL DOS CÃES-GUIA NA SUA CONSTRUÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Juliane Pierri Ardigo
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - ESAG Responsável pela submissão
2 - Graziela Dias Alperstedt
- Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG

Reumo

A definição do termo pet-friendly não está consolidada, apesar disso, as práticas pet-friendly têm se mostrado estratégicas em virtude do crescimento do mercado pet (ABINPET, 2023). Ainda que exista essa tendência de mercado, não há leis nacionais sobre a permanência de pets em espaços públicos. A Lei do cão-guia é a lei nacional mais antiga que regulamenta a presença de animais em espaços de uso coletivo, neste artigo buscamos discutir o papel destes animais como atores sociais, o efeito de sua presença nos espaços públicos e identificar os potenciais conflitos que emergem dessa presença.
O benefício dos animais para a saúde humana pode ser encontrado na literatura científica (GLENK et al., 2019). Estudos demonstram que tutores de cães conseguem obter maior apoio social em seus animais e obtém um senso de normalidade em decorrência da rotina com estes, mesmo em situações de estresse emocional (MCNICHOLAS E COLLIS, 2006). Como mencionado por Wood et al. (2017), iniciativas relacionadas com o design urbano e outros tipos de edificações comunitárias, podem utilizar do capital social, o que é útil quando se trata da questão dos animais de estimação.
Neste artigo buscamos discutir o papel dos animais como atores sociais e o efeito de sua presença nos espaços públicos, bem como identificar os potenciais conflitos que emergem dessa presença. A pesquisa revelou a possibilidade de utilização de algumas discussões acadêmicas advindas do campo dos estudos organizacionais para auxiliar na recente discussão sobre cidades pet-friendly e gerar insights que possam ser utilizados para a construção dessas cidades. A questão de redes sociais parece estar mais consolidada na literatura científica, além de não ser restrita aos animais de serviço.
ABINPET. Mercado Pet Brasil. 2023. Disponível em: https://abinpet.org.br/wpcontent/uploads/2023/07/abinpet_folder_dados_mercado_2023_draft5.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023. GLENK, Lisa M; P?IBYLOVÁ, Lucie; STETINA, Birgit U; DEMIREL, Sami; WEISSENBACHER, Karl. Perceptions on Health Benefits of Guide Dog Ownership in an Austrian Population of Blind People with and without a Guide Dog. Animals, v. 9, n. 7, p. 428, 7 jul. 2019. WOOD, Lisa; GILES-CORTI, Billie; BULSARA, Max. The pet connection: pets as a conduit for social capital? Social Science & Medicine, s.l, v. 61, n. 6, p. 1159-1173, set. 2005.