Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO SOCIAL: estudo exploratório em Cuiabá - MT
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - JULIA PIRES SILVA CARVALHAES
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - FACC - Faculdade de Administração e Ciências Contabeis Responsável pela submissão
2 - Ivana Aparecida Ferrer Silva
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Reumo

A inovação social tem sido uma abordagem fundamental para enfrentar desafios sociais e promover mudanças positivas nas cidades. Este artigo apresenta uma análise preliminar sobre o ecossistema de inovação social em Cuiabá - MT, mapeia empreendimentos mercantis sociais e atores de suporte e identifica tipologias recorrentes entre os dados levantados. As descobertas deste estudo oferecem informações valiosas para o planejamento estratégico, políticas públicas e iniciativas futuras na busca por um desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais inclusiva.
As cidades enfrentam problemas multidimensionais e complexos, que podem ser trabalhados pelos ecossistemas de inovação social. Nesse sentido, levanta-se o questionamento "Quais as tipologias organizacionais que oferecem soluções de mercado às adversidades coletivas, na cidade de Cuiabá?". O objetivo é caracterizar os atores do ecossistema de inovação social em Cuiabá, segundo a tipologia de Nicholls et al (2012). Para isso foram mapeados os empreendimentos e atores de suporte que promovem a inovação social em Cuiabá e identificadas tipologias entre esses atores mapeados.
Uma compreensão abrangente das tipologias de inovação social é fundamental para explorar seu potencial transformador e suas diversas manifestações. Nicholls et al. (2012) oferece uma classificação abrangente dos diferentes tipos de inovação social. Essa classificação, composta por quatro categorias distintas, arquitetadas a partir de atores, práticas e contextos específicos, possibilita uma visão multifacetada das inúmeras formas de inovação social e das interconexões possíveis entre elas. São: Empreendedorismo Social; Inovação Pública; Inovação Cívica e Inovação Social Corporativa.
A pesquisa é exploratória descritiva, utilizou a abordagem qualitativa com revisão sistemática de literatura e pesquisa de campo para levantar atores e mapear o ecossistema de inovação social na cidade. A pesquisa em Cuiabá - MT coletou dados secundários em plataformas e bancos públicos, que permitiram identificar empreendimentos mercantis sociais e atores de suporte ao ecossistema. A análise categoriza tais atores segundo a tipologia de Nicholls et al (2012). Os dados proporcionam informações para alimentar o planejamento, políticas públicas e iniciativas futuras.
A caracterização dos atores do ecossistema de inovação social de Cuiabá na tipologia (NICHOLLS, 2012), permitiu identificar que o Ecossistema de Inovação Social em Cuiabá está em formação, mas tem sido estimulado por 11 atores de suporte estimulados pela inovação pública ou grupos de interesse setorial. E 19 empreendimentos mercantis sociais, que são instituições que endereçam a solução de problemas públicos, sendo empreendedorismo social, inovação cívica ou inovação social corporativa.
A pesquisa realça a inovação social para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar local. O mapeamento do ecossistema de inovação social em Cuiabá, mesmo estando em formação e sendo uma pesquisa preliminar, é valioso para planejamento de políticas públicas. Além de oferecer base para aprimorar o ecossistema, gerando impactos positivos. Destaca a necessidade de novos estudos. As descobertas oferecem alicerce para otimizar o Ecossistema de Inovação Social em Cuiabá, com o potencial de gerar impactos positivos duradouros.
ANDION, Carolina; ALPERSTEDT, Graziela Dias; GRAEFF, Júlia Furlanetto. Social innovation ecosystems, sustainability, and democratic experimentation: a study in Florianopolis, Brazil. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 181-200, 2020. NICHOLLS, A.; MURDOCK, A. The Nature of Social Innovation. In: Social Innovation. London: Palgrave Macmillan UK, 2012. p. 1–30. NICHOLLS, Alex et al. The impact of social innovation. Creating Economic Space for Social Innovation, v. 228, p. 389-417, 2019.