Resumo

Título do Artigo

A INOVAÇÃO SOCIAL CORPORATIVA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: uma análise empírica de empresas multinacionais atuantes no Brasil
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Renan Rosolem Machado
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos FZEA USP - Universidade Estadual Paulista Responsável pela submissão
2 - Roberta de Castro Souza Pião
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3 - Paulo Henrique Assis Feitosa
Universidade de São Paulo - USP - Escola de Comunicações e Artes
4 - Sarah Barbosa da Silva
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5 - Vivian Lara Silva
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP) - FZEA/USP

Reumo

As ações antrópicas estão relacionadas às causas de diversos riscos e impactos com efeitos nas dimensões ambiental, econômica e social. Assim, os sistemas agroalimentares têm o desafio de assegurar a produção, distribuição e o consumo de alimentos em escala global, o que requer maior uso de recursos naturais para atender a uma demanda de consumo crescente. Reconhece-se que deve haver esforço conjunto de atores econômicos, sociais e institucionais no sentido de criar e disseminar novas práticas e soluções. Um dos caminhos é criar inovações, sendo um dos tipos a Inovação Social Corporativa.
A Inovação Social Corporativa é uma inovação que pretende responder a um problema da sociedade e, ao mesmo tempo, gerar uma vantagem competitiva ou melhorar a performance econômica da empresa. Se a Inovação Social Corporativa tem o propósito duplo de gerar valor econômico e social, como avaliar se uma empresa promove esse tipo de inovação? Como as definições dessa literatura podem ser observadas empiricamente nas estratégias das empresas? O objetivo da pesquisa é avaliar as estratégias de inovação das empresas para reduzir os impactos sociais, econômicos e ambientais de suas atividades.
A Inovação Social Corporativa se tornou relevante no desenho de estratégias das Empresas Multinacionais. Isso se justifica por haver uma expectativa da sociedade em relação à responsabilidade social dessas empresas para que cumpram os seus propósitos corporativos ao mesmo tempo em que devem desenvolver práticas adequadas para as comunidades locais. Essas empresas também podem investir em suas estratégias de inovação social corporativa os conhecimentos, conexões e relações de poder que dispõem para amplificar os impactos positivos para a sociedade, sem excluir a lucratividade.
A análise empírica da pesquisa estabeleceu o recorte no elo da indústria de alimentos e aplicou critérios de compatibilidade para seleção das Empresas Multinacionais. Assim, concentrou-se nos relatórios anuais publicados por essas empresas para identificar as estratégias de redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos de suas atividades. Após, essas estratégias foram avaliadas a partir de uma tipologia de Inovação Social Corporativa, dividida em categorias e características. Os resultados foram formatados em tabelas com um índice de graduação de aderência empírica da tipologia citada.
A partir da tipologia citada e das estratégias identificadas, notou-se que em ambas as empresas as palavras-chave “inovação (innovation)”, “pesquisa e desenvolvimento (research and development)”, “estratégico (strategic)” e “stakeholders” estão associadas ao investimento na criação de novas soluções para os negócios das empresas, embora também façam parte dos compromissos de reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos de suas atividades. Por outro lado, a palavra-chave “inovação social corporativa (corporate social innovation)” não foi localizada nas publicações de ambas as empresas.
Embora os testes indiquem caminhos das estratégias das empresas, há o contínuo desafio de manter atualizadas as características e definições teóricas aplicadas na avaliação para capturar empiricamente esses aspectos. As estratégias com o propósito de mitigar os impactos sociais, ambientais e econômicos das atividades se relacionam com problemas complexos, o que requer o desenvolvimento de inovações por meio da intensificação da colaboração entre os atores econômicos, sociais e institucionais. Assim, o conceito de Inovação Social Corporativa se mostra relevante para essa colaboração de atores.
CAJAIBA-SANTANA, G. Social Innovation: Moving the field forward. A Conceptual Framework. Technological Forecasting & Social Change, 82, p. 42-5, 2014.HOLMSTRÖM, C.; KANG, O.; LJUNG, A. and FORSGREN, M. MNC involvement in social innovations: the issue of knowledge, network and power. Critical Perspectives on International Business, vol. 16, n. 01, p. 79-99, 2018.TABARES, S. Insights from corporate social innovation: a research agenda. Social Enterprise Journal, 16(3), 317–338, 2020.