Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE VIABILIDADE CONTÁBIL-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE CAMARÃO NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19: ESTUDO NA ALDEIA CAMURUPIM, MARCAÇÃO/PB
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - ABNER FILIPE SILVA DE MELO
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Campus IV
2 - JOAO MARCELO ALVES MACEDO
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
3 - Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa
-
4 - Edilane do Amaral Heleno
Universidade Federal da Paraíba UFPB - CAMPUS IV

Reumo

A economia tem sofrido diversas alterações, influenciadas por fatores externos que podem ter um impacto positivo ou negativo nos índices econômicos reais, ou previstos. A pandemia modificou tudo isso, porém impactou em menor escala o agronegócio. Este teve a comercialização e o escoamento com segurança sanitária como gargalos e precisaram de soluções inovadoras. Esse cenário impactou os pequenos produtores, a exemplo da Aldeia Indígena Camurupim, pois sua renda advém do turismo e da culinária. A agricultura de subsistência é incipiente. Restou a produção de camarão para superar os desafios.
A carcinicultura é bastante desafiadora, em situações ambientais e por fatores de negócios. Os produtores sofrem com chuvas indesejadas, patógenos e desequilíbrio do pH da água, que podem resultar na despesca antecipada. Entretanto, a Pandemia da COVID-19 trouxe problemas impensados. Assim: Qual a viabilidade contábil-econômica na produção de camarão, durante o período da pandemia, na Aldeia Camurupim, Marcação/PB? Este estudo visa analisar as soluções adotadas pelos produtores, especialmente, durante os anos de 2020 a 2022 e se essas resultaram na viabilidade contábil-econômica para produção.
Nas regiões costeiras, como o caso da Aldeia Camurupim, a agricultura familiar tem se voltado para atividades aquáticas, como a produção de camarão, proporcionando oportunidades de geração de renda e sustentabilidade (Senarath e Visvanathan, 2001). A carcinicultura, ou a produção de camarão em ambiente controlado, tem se desenvolvido ao longo dos anos como uma atividade de grande importância econômica e ambiental. O ponto de equilíbrio está intrinsecamente ligado à viabilidade contábil-econômica através do comparativo entre receita e custo em relação ao volume ou nível de produção.
Utilizou-se do método indutivo, com uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, empregando o método de estudo de caso e a aplicação de questionários aos produtores locais. Esse questionário foi analisado por meio de inferências qualitativas e de análise do conteúdo. Foram expostos os resultados em tabelas, gráficos e descritivamente.
Foram identificados alguns desafios persistentes, tais como a falta de formalização dos trabalhadores, dificuldades no controle da demanda e a necessidade de acesso a recursos como cooperativas e assistência técnica. Destaca-se que o preço de venda do camarão é influenciado principalmente pelo peso do camarão produzido. Para fortalecer a atividade de carcinicultura, são necessários investimentos em políticas públicas e capacitação em gestão e comércio. Espera-se que, após a pandemia, ocorra um aumento nas vendas e na produção de camarão, proporcionando uma fonte de renda para a região.
Este estudo contribui para a compreensão dos problemas enfrentados pelos produtores de camarão nesse contexto desafiador e oferece insights relevantes para as práticas do setor. Recomenda-se que os produtores busquem alternativas para aprimorar a gestão da produção, estabelecer parcerias estratégicas e buscar formas de diversificar o mercado, a fim de garantir a sustentabilidade econômica e o crescimento do setor. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o setor da aquicultura tem se mantido competitivo devido à demanda crescente por alimentos saudáveis.
ARAÚJO, Jair Andrade et al. Eficiência produtiva das fazendas de carcinicultura no estado do Ceará. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 56, p. 35-50, 2018. PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial. IESDE BRASIL SA, 2010. SCHNEIDER, Sérgio et al. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, v. 34, p. 167-188, 2020. VALENTI, Wagner Cotroni. Situação atual, perspectivas e novas tecnologias para produção de camarões de água doce. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQÜICULTURA, v. 12, p. 99-106, 2002.