Resumo

Título do Artigo

Extrativismo de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) como Mecanismo para a Conservação da Floresta na Amazônia
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Kima Paulo Frederico Mabetana
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus Palmeira das Missoes Responsável pela submissão
2 - Luís Eduardo Carvalho Noskoski
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Mestrando em Agronegócios
3 - Nelson Guilherme Machado Pinto
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus Palmeira das Missões - Departamento de Administração
4 - João Pedro Velho
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus de Palmeira das Missões
5 - Rosimar Bones
-

Reumo

Sobre a floresta amazônica, constantes apelos endógenos e exógenos de vários atores (governos, Organizações Não Governamentais, ativistas pró ambientais, entre outros), têm sido feitos, visando a obtenção de diferentes tipos de soluções para o desafio de conciliar a produção, consumo e a conservação da mesma, dado a sua biodiversidade e a sua importância vital no provimento de serviços ambientais e meios de subsistência para a humanidade. Com vista a contribuir com algumas soluções inerentes ao desafio anteriormente exposto, realizou-se esta pesquisa.
O problema da pesquisa é: como o extrativismo de PFNM pode contribuir para a conservação da floresta amazônica?
Encontram-se descritos conceitos básicos sobre extrativismo, Produtos Florestais não madeireiros e sua caraterização, além de se apresentar alguns encontrados e comercializados na floresta amazônica.
Foi realizada uma revisão da literatura, privilegiando-se o uso de artigos científicos dos últimos 7 anos, do portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Tendo sido selecionadas revistas que publicam trabalhos que abordam sobre meio ambiente e florestas.
Com a pesquisa, constatou-se que a valorização e o manejo de PFNM, pode reduzir diretamente a exploração de produtos florestais lenhosos e outras atividades que devastam a floresta (agricultura), o que permite deixar a floresta em pé.
A pesquisa mostrou ser necessário fazer-se pesquisa sobre as reais potencialidades dos PFNM, sobretudo, econômicas, não só, a identificação de mais produtos, o que poderá aumentar a motivação da comunidade em conservar a floresta.
Na presente pesquisa, foram usados 17 artigos científicos.