Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL À LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL: UMA REFLEXÃO COMO CAMPO INTEGRADOR
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Rafael Crivellaro Minuzzi
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - GREICE ECCEL PONTELLI
- Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Responsável pela submissão
3 - Jordana Marques Kneipp
- Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

Este ensaio teórico buscou compreender a temática do Modelo Negócios Sustentável (MNS) como campo integrador, verificando se a literatura sustenta a hipótese proposta pelos autores Lüdeke-Freund e Dembek (2017), em que identificam MNS como um campo que depende e, ao mesmo tempo, vai além dos campos já estabelecidos, bem como identificar a existência de avanço acerca do tema e a possibilidade de proposição de uma nova hipótese ou manutenção da hipótese proposta pelos autores.
Foi utilizada a Teoria Institucional para embasar o estudo. Lüdeke-Freund e Dembek (2017) não discutem o posicionamento da inovação no MNS, enquanto outros estudos, como Shakeel et al. (2020) introduzem a inovação ao conceito de Inovação do Modelo de Negócios Sustentável. Argumenta-se que a transição do MN tradicional para o MNS requer a adoção da inovação sustentável, em que é necessário mudanças intencionais na filosofia de valores da empresa (ADAMS et al., 2016), que envolvem a implementação de novas soluções (ou a inovação das já existentes) para atingir as questões socioambientais.
Dessa forma, após a revisão do estado da arte e de estudos atuais acerca da temática MNS e da Teoria Institucional, foi possível constatar que (i) a literatura subsequente sustenta a hipótese integradora proposta por Lüdeke-Freund e Dembek (2017); (ii) há necessidade de integrar o campo da inovação, já que se torna essencial a adoção da inovação sustentável para o MNS. Enfatiza-se que o estudo ainda está em fase de discussão teórica.
ADAMS, Richard et al. Sustainability?oriented innovation: A systematic review. International Journal of Management Reviews, v. 18, n. 2, p. 180-205, 2016. LÜDEKE-FREUND, Florian; DEMBEK, Krzysztof. Sustainable business model research and practice: Emerging field or passing fancy?. Journal of Cleaner Production, v. 168, p. 1668-1678, 2017. SHAKEEL, Jawaria; MARDANI, Abbas; CHOFREH, Abdoulmohammad G.; GONI, Feybi A.; KLEMEŠ, Ji?í J. Anatomy of sustainable business model innovation. Journal of cleaner production, v. 261, p. 121201, 2020.