Resumo

Título do Artigo

REVOLUCIONANDO A CONSTRUÇÃO CIVIL EM SOBRAL/CE: OS DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA LEAN CONSTRUCTION
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Leandro Gomes
Faculdade Luciano Feijão - Faculdade Luciano Feijão Responsável pela submissão
2 - Paulo Robson Parente Linhares
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA - Sobral
3 - José de Carlos Batista
-
4 - Almircélio Sampaio Marques
-
5 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
- Universidade Vale do Itajai

Reumo

O Lean Construction, também conhecido como construção enxuta é uma metodologia baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção (STP). Essa filosofia está em crescente aplicação nos canteiros de obras, sua aplicação consiste na identificação e redução dos desperdícios do processo construtivo, consequentemente aumentando a qualidade do empreendimento e atribuição de valor para o consumidor final, visto que o valor percebido está ligado a como o cliente enxerga o produto, que deve satisfazer suas necessidades.
Diante do exposto, esse trabalho tem como objetivo, identificar as oportunidades de melhorias no canteiro de obra de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de Sobral/CE, a partir dos princípios do Lean Construction. O uso da filosofia Lean Construction como ferramenta de gerenciamento de obras, busca por meio da aplicação dos onze princípios Lean, eliminar os desperdícios, otimizar os custos e evidenciar o valor agregado para o cliente final.
No final dos anos 40, o Japão vivenciava uma grave crise provocada por sua participação na Segunda Guerra Mundial, ocasionando um cenário financeiro preocupante para as indústrias Japonesas (RODRIGUES, 2015). De acordo com Venturini (2015) nesse período foi desenvolvido na Toyota, indústria automobilística japonesa, o Sistema Toyota de Produção – STP, que foi posto à prova durante a crise do petróleo na década de 70, obtendo com isso o reconhecimento de sua eficiência e vindo a servir de base para as mais diversas indústrias e setores.
A classificação do estudo quanto ao método remete à abordagem qualitativa e caráter exploratório. Para a elaboração inicial do estudo, recorreu-se a uma revisão bibliográfica da literatura especializada nacional e internacional, a fim de selecionar textos e outros materiais que fundamentasse satisfatoriamente o referencial teórico da pesquisa. Foram utilizados artigos de eventos e periódicos, livros e sites da internet dentre os quais foram pesquisados “Google Acadêmico”, “Scielo” e “Google Books”, com o propósito de buscar materiais variados para melhor embasar o tema do presente trabalho.
Para possíveis melhorias é sugerido a adequação do layout, implementação do sistema de gestão da qualidade, padronização das principais atividades construtivas da obra, utilização de softwares de gestão e controle de obra, mudança do método construtivo, gerenciamento diário de forma integrada, utilização do Drywall, criação de um painel de indicadores de desempenho de pessoas, implantação de um sistema de gestão de suprimentos, implementação de um programa de melhoria contínua, implantação de um sistema de registros de ponto dos colaboradores e a criação de um programa de avaliação de mercado.
O presente trabalho teve como objetivo identificar as oportunidades de melhorias no canteiro de obra de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de Sobral/CE, a partir dos princípios do Lean Construction. Diante do exposto fica evidente o atingimento do objetivo da pesquisa, evidenciado pelas análises individuais de cada princípio onde foi descrito situações presente na obra e proposto oportunidades de melhoria para garantir a aplicabilidade do princípio e consequentemente alavancar a produtividade da obra.
RODRIGUES, M. V. Entendendo, aprendendo e desenvolvendo sistemas de produção Lean Manufacturing. Elsevier Brasil, 2015. VENTURINI, J. S. Proposta de Ações Baseadas nos 11 princípios Lean Construction para Implantação em um canteiro de obras de Santa Maria. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Rio Grande do Sul, 2015.