Resumo

Título do Artigo

MODELO DE GESTÃO PARA AVIAÇÃO CIVIL ALIADA AOS INVESTIMENTOS E CUSTOS SOCIOAMBIENTAIS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - EDNA GHIORZI VARELA PARENTE
FACULDADE DE TECNOLOGIA AEROTD - FLORIANOPOLIS Responsável pela submissão
2 - Elisete Dahmer Pfitscher
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Cse
3 - Giovani de Paula
FACULDADE DE TECNOLOGIA AEROTD - FAERO
4 - Lídia Tiggemann Prando
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - PPGCG

Reumo

Desde 1990, os problemas ambientais estão sendo tratados globalmente. Hoje, não basta ser produtivo e gerar lucro, é preciso ser sustentável. A aviação civil, as companhias aéreas e aeroportos, beneficiam o desenvolvimento social e econômico no Brasil, mas, podem causar danos ao meio ambiente, a sociedade situada no seu entorno, provocando poluição sonora, na emissão de resíduos dos motores, no solo, risco à fauna e flora. O estudo delimita-se aos conhecimentos de investimentos e custos na gestão ambiental para aviação civil.
A Problemática da pesquisa se resume na seguinte questão: Como as ações e procedimentos na aviação civil no Brasil podem ser inseridas no contexto do desenvolvimento sustentável dentro de uma proposta de modelo de gestão aliado aos investimentos e custos ambientais? O objetivo geral foi: Propor um sistema para cálculo de sustentabilidade socioambiental para aviação civil no Brasil, 2023. Os objetivos específicos: Revisar conhecimentos; Identificar os poluidores na aviação civil; Rever os indicadores do SICOGEA e; Apresentar um plano para desenvolvimento de sustentabilidade socioambiental.
O sistema de gestão ambiental dá suporte às decisões ao gestor da organização, sobre o envolvimento com o meio ambiente, que é o objetivo do método SICOGEA – Sistema Contábil Gerencial Ambiental, utiliza a contabilidade e controladoria ambiental auxiliando na gestão da organização. O método é resultado de uma tese de doutorado que de acordo com Pfitscher (2004) teve como base o GAIA (LERÍPIO, 2001). Para Pfitscher (2004), o SICOGEA divide-se em três etapas: (i) Integração da cadeia produtiva; (ii) Gestão do controle ecológico e (iii) Gestão da contabilidade e controladoria ambiental.
Considera-se como perspectiva metodológica de elaboração do estudo como descritiva, estudo de caso e qualitativa. A trajetória metodológica divide-se em três fases. A primeira revisão teórica, onde são estudados os temas: Investimentos e Custos Ambientais; Responsabilidade Social e Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental (GAIA e SICOGEA). Na segunda fase tem-se a análise de resultados a partir do estudo sobre a Aviação Civil e a proposta de modelo de gestão (SISUA). Na terceira e última fase apresenta-se como resultado um plano resumido de gestão ambiental para o caso estudado.
Neste estudo criou-se uma lista de verificação (LV) com critérios e subcritérios para avaliação socioambiental na aviação civil, dando origem ao sistema SISUA (SISTEMA SUSTENTÁVEL DE AVIAÇÃO CIVIL). Os 5 critérios da LV foram: Critério 1: Investimentos Ambientais, Critério 2: – Custo Ambiental, Critério 3: Direito Ambiental, Critério 4 Sustentabilidade Ambiental e Critério 5: Sustentabilidade social. Aplicou-se o estudo de caso ao critério 5, subcritério reciclagem, observou-se um resultado de 40% de atendimento da LV. Este resultado é considerado deficitário de acordo o cálculo do SICOGEA.
No estudo observou-se a importância do adequado sistema de gestão ambiental para a aviação. No modelo desenvolvido e na busca de melhoria contínua, sugere-se agregar um Plano Resumido de Gestão Ambiental 5W2H. Recomenda-se para o 1º. W a oferta de Cursos de Capacitação sobre reciclagem de lixo; para o 2º. do W, que a ação seja voltada a todo o público interno, o 3º. W. que ocorra nas dependências da organização, o 4º. W, Reunião com os gestores e 5º. W Definição da capacitação. Para o 1º. H, que ocorra num prazo de seis meses e o 2º. H, que os valores das capacitações sejam orçados.
BRASIL. Código Brasileiro de Aeronáutica: a Lei nº 7.565, de 19-12-1986. São Paulo: Saraiva, 1987. LERÍPIO,Alexandre de Ávila. GAIA - Um método de gerenciamento de aspectos e impactos ambientais. 2001. Tese Doutorado em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. PFITSCHER, Elisete Dahmer. Gestão e sustentabilidade da contabilidade e controladoria ambiental: estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecológico. 2004. 252 f. Tese Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.