Resumo

Título do Artigo

SLOW FASHION E O CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES DOS CONSUMIDORES DE BRECHÓS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rita de kássia Augusto da Silva
Universidade Federal da Paraíba UFPB - CCHSA campus III Bananeiras/PB
2 - Stephanie Ingrid Souza Barboza
Universidade Federal da Paraíba UFPB - ufpb
3 - José Murilo Matias Hermínio
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias Responsável pela submissão

Reumo

O slow fashion representa uma ruptura com os valores e objetivos que se baseiam apenas no crescimento econômico da indústria da moda, visando um modo de consumo mais sustentável em que "menos é mais" e "qualidade sobre quantidade" são princípios fundamentais. Dessa forma, adota uma perspectiva de consumo consciente. A ideia do consumo consciente é definida pela perspectiva de adotar práticas de consumo que considerem os impactos socioambientais para além da satisfação das necessidades individuais.
Sabendo que o Brasil atualmente é o quinto maior produtor têxtil do mundo e o quarto no segmento de vestuário, com uma produção média da ordem de 1,3 milhão de toneladas de têxteis e 6,71 milhões de toneladas de vestuários (CAVALCANTI; SANTOS, 2022), surge o seguinte questionamento: como o slow fashion e o consumo consciente podem influenciar a motivação dos consumidores de brechós?. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo foi analisar de que forma o slow fashion e o consumo consciente influenciam na motivação dos consumidores de brechós.
Mondini et al. (2018) aponta que o consumo consciente se dá a partir de uma de consciência ambiental que se desenvolve a partir dos valores aprendidos ao longo da vida sobre os benefícios e prejuízos ambientais que o consumo individual causa nos seres humanos, ambiente e no aspecto econômico. O movimento slow fashion é uma resposta ao consumismo, a insegurança, a pressão, a homogeneidade e aos danos ambientais característicos da atual indústria do vestuário, por sua vez, este movimento pode empoderar os consumidores de moda.
Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada com roteiro previamente elaborado, sendo realizadas presencialmente e virtualmente. O roteiro de entrevistas semiestruturado abordou oito questões, referentes à: decisão de compra, habito de consumo, motivação, percepção sobre benefícios do consumo de brechó, barreiras e descarte de peças usadas. Os dados foram tratados pelo método de análise de conteúdo, orientado com as etapas definidas por Bardin (2011).
A principal motivação encontrada para o consumo em brechós foi relacionada ao preço. A qualidade apareceu como o segundo maior motivador de compra, seguida de outras motivações, como exclusividade e durabilidade. Por fim, os resultados apontaram que este movimento do slow fashion influencia diretamente no comportamento dos consumidores de brechós. Foi evidenciado que o consumo em brechós é uma prática promissora e que abriu portas para o empoderamento do consumidor que busca o equilíbrio entre a preservação ambiental e as necessidades pessoais e sociais.
A presente pesquisa teve como objetivo compreender se o slow fashion e o consumo consciente influenciam na motivação dos consumidores de brechó. Os resultados sustentam a ideia de que o brechó é visto como um ambiente empoderado, no qual a maioria dos entrevistados são consumidores que carregam consigo valores específicos para a responsabilidade ambiental, social e pessoal. Dessa forma, esta pesquisa contribui do ponto de vista teórico, apontando as motivações dos consumidores de brechó, e do ponto de vista prático, destacando que o preço é um fator importante para compra destes produtos.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo/Laurence Bardin; Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, v. 70, 2011. CAVALCANTI, André Marques; DOS SANTOS, Gilson Ferreira. A indústria têxtil no Brasil: uma análise da importância da competitividade frente ao contexto mundial. Exacta, v. 20, n. 3, p. 706-726, 2022. MONDINI, Vanessa Edy Dagnoni et al. Influência dos fatores consciência ambiental e hábitos de consumo sustentável sobre a intenção de compra de produtos ecológicos dos indivíduos. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 2, p. 117-129, 2018.