Resumo

Título do Artigo

Processos que habilitam a Gestão da Inovação e a Inovação de Produto, em Processo e para a Sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Kival Chaves Weber
COPPE / UFRJ (Coordenação Programas Pós-graduaçãoem Engenharia/ Universidade Federal do Rio de Janei - COPPE
2 - Cristina Filipak Machado
-
3 - José Antonio Antonioni
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Engenharia Elétrica
4 - Mariano de Matos Macedo
-
5 - Rodrigo Quites Reis
Universidade Federal do Pará - UFPA - Instituto de ciências exatas e naturais Responsável pela submissão

Reumo

Neste relato de práticas de gestão o objetivo principal é apresentar a versão atual do Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI), desenvolvido no Brasil, e composto por 11 processos habilitadores da inovação, visando promover a Gestão da Inovação e a Inovação de Produto, em Processo e para a Sustentabilidade em organizações de qualquer porte ou setor. O objetivo secundário deste relato é comunicar o uso deste modelo, a partir de 2023, para melhoria dos processos de inovação em grupos de Micro e Pequenas Empresas de Inovação no bioma Amazônia.
Inovar é preciso. Segundo a Pesquisa CNI Inovação 2021, 84% das grandes e médias empresas afirmam que precisarão investir em inovação para crescer ou mesmo se manter no mercado. Todos reconhecem a importância da inovação, até mesmo para se alcançar uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva. Porém, grande parte dos modelos e padrões de gestão da inovação são aplicáveis e/ou relatam experiências em organizações de grande porte, distante da realidade de empresas nascentes de base tecnológica. Além disso, embora de reconhecida importância, pouca ênfase é dada às práticas de Inovação.
Um importante desafio das organizações consiste na dificuldade em promover a cultura da inovação e implementar a gestão e a governança da inovação nas suas organizações. Deste modo, neste relato de práticas de gestão, este é o problema a ser tratado.
Um bom caminho é fazer uso de “modelos de gestão e processos mais eficientes”, contemplados no XXV ENGEMA na área temática de “Inovação para a Sustentabilidade”. O MGPDI apresenta uma abordagem abrangente e eficiente para auxiliar organizações de diferentes portes e setores na implementação e avaliação de práticas eficazes de Governança e Gestão da Inovação. Este modelo de gestão de processos de inovação é também um aliado essencial para as organizações inovadoras na adoção de boas práticas ESG, indutoras de processos de inovação.
O MGPDI é um novo paradigma tecnológico para promover a Gestão da Inovação e Inovação de Produto, em Processo e para a Sustentabilidade, em organizações de todos os portes e setores. A difusão do MGPDI em grupos de Micro e Pequenas Empresas começou em 2023 na Região Norte do Brasil, numa exemplar iniciativa da Fundação Guamá, com apoio de dois órgãos de fomento do Governo do Pará, FAPESPA ao grupo de empresas de Belém e SECTET ao grupo de Santarém.
O relato de experiência descreve uma iniciativa transformadora realizada em startups inovadoras estabelecidas no estado do Pará em busca de uma certificação em gestão da inovação, trabalhando em processos de Gestão de Ideias, Gestão de Indicadores, Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão da Colaboração, Governança da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.