VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚPLICA (IES) DO INTERIOR DO PARANÁ SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
1 - Silvio Roberto Stefani - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Responsável pela submissão
2 - Marcia Aparecida Zampier UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Campus Santa Cruz
3 - Marcio Dias de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Santa Cruz
4 - Andi Rian da Silveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Administração
5 - Leticia Padilha de Liz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Unicentro
Reumo
As Universidades como agentes de formação e transformação podem e devem atuar no processo de produção do conhecimento e cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo em vista que os mesmos são uma demanda mundial e necessitam de práticas e atuação conjuntas. Pois, segundo Farias, Coelho e Coelho (2019), a educação possui um papel relevante na construção de uma sociedade sustentável e consciente da importância que as ações de hoje têm para o futuro, possibilitando operacionalizar a transposição do discurso para a prática por meio da Educação para a Sustentabilidade.
Problema de pesquisa: Qual a visão, o conhecimento e o interesse em participar da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável durante a graduação, dos acadêmicos do curso de Administração de uma IES no interior do Paraná?
Objetivo: Identificar o conhecimento dos acadêmicos do curso de Administração sobre os ODS.
As discussões sobre os ODS em sociais aplicadas demonstram resultados capazes de diagnosticar o conhecimento da sustentabilidade e como estes objetivos vêm sendo desenvolvidos nas IES (Faria et al., 2018). O curso de administração tem o compromisso de desenvolver estratégias de gestão da qual valorize o potencial econômico e financeiro das empresas/instituições de forma a criar métodos gerenciais que contemplem a sustentabilidade dos negócios e de todos os recursos do processo administrativo: naturais, matérias-primas ou humanos (Pacheco et al., 2023).
Pesquisa descritiva e quantitativa, aplicada aos acadêmicos de Administração de uma Universidade Estadual (região centro-sul, estado do Paraná). Análise de resultados obtidos por meio de um questionário estruturado (20 questões), aplicado (googleforms), entre (13/06/2023 e 05/07/2023), em um dos campus da IES. Questionário disponibilizado a um universo de 241 acadêmicos matriculados em Administração do Campus. Obteve-se uma amostra aleatória por conveniência de 72 respondentes (29,88%). Tabulação via Excel e resultados por meio de tabelas e gráficos com análise estatística.
Mais da metade dos pesquisados (62%) somente ouviu falar a respeito dos ODS. Os mais conhecidos são ODS 5 - Igualdade de Gênero (63,9%), seguido pelo ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável (62,5%). Metade dos entrevistados afirmam ser de suma importância a implementação dos ODS, tendo prioridade na implementação o Governo do Estado e o Governo Federal. Maioria (86%), concorda com a inclusão do tema ODS ao longo da graduação de Administração na Universidade pesquisada. As sugestões baseiam-se na educação e conscientização dos acadêmicos acerca dos ODS.
A maioria dos acadêmicos conhecem pouco sobre os ODS e a IES apresenta deficiências estratégicas para disseminar informações sobre os ODS. Isto em um momento em que a sustentabilidade está sendo discutida e exigida do administrador e a sua falta na graduação pode apresentar pontos fracos no perfil dos profissionais formados pela IES. Assim, este estudo contribui para a discussão e implementação dos ODS na formação dos acadêmicos de graduação e também para os futuros gestores incorporarem nas estratégias e ações organizacionais essas demandas que são importantes para toda sociedade.
FARIAS, L. C.; COELHO, L. A. L.; COELHO, C. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública. Administração: ensino e pesquisa. v. 20, n. 3, Rio de Janeiro, 2019.
PACHECO, C. T.; BOTTLENDER, P. H. M.; KLEIN, L. L.; ÁVILA, L. V. Análise da percepção dos estudantes de engenharias e administração sobre a sustentabilidade. Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, v. 11, n. 1, p. 51-68, 22 fev. 2023.