Resumo

Título do Artigo

VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚPLICA (IES) DO INTERIOR DO PARANÁ SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Silvio Roberto Stefani
- Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Responsável pela submissão
2 - Marcia Aparecida Zampier
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Campus Santa Cruz
3 - Marcio Dias de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Santa Cruz
4 - Andi Rian da Silveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Administração
5 - Leticia Padilha de Liz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Unicentro

Reumo

As Universidades como agentes de formação e transformação podem e devem atuar no processo de produção do conhecimento e cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo em vista que os mesmos são uma demanda mundial e necessitam de práticas e atuação conjuntas. Pois, segundo Farias, Coelho e Coelho (2019), a educação possui um papel relevante na construção de uma sociedade sustentável e consciente da importância que as ações de hoje têm para o futuro, possibilitando operacionalizar a transposição do discurso para a prática por meio da Educação para a Sustentabilidade.
Problema de pesquisa: Qual a visão, o conhecimento e o interesse em participar da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável durante a graduação, dos acadêmicos do curso de Administração de uma IES no interior do Paraná? Objetivo: Identificar o conhecimento dos acadêmicos do curso de Administração sobre os ODS.
As discussões sobre os ODS em sociais aplicadas demonstram resultados capazes de diagnosticar o conhecimento da sustentabilidade e como estes objetivos vêm sendo desenvolvidos nas IES (Faria et al., 2018). O curso de administração tem o compromisso de desenvolver estratégias de gestão da qual valorize o potencial econômico e financeiro das empresas/instituições de forma a criar métodos gerenciais que contemplem a sustentabilidade dos negócios e de todos os recursos do processo administrativo: naturais, matérias-primas ou humanos (Pacheco et al., 2023).
Pesquisa descritiva e quantitativa, aplicada aos acadêmicos de Administração de uma Universidade Estadual (região centro-sul, estado do Paraná). Análise de resultados obtidos por meio de um questionário estruturado (20 questões), aplicado (googleforms), entre (13/06/2023 e 05/07/2023), em um dos campus da IES. Questionário disponibilizado a um universo de 241 acadêmicos matriculados em Administração do Campus. Obteve-se uma amostra aleatória por conveniência de 72 respondentes (29,88%). Tabulação via Excel e resultados por meio de tabelas e gráficos com análise estatística.
Mais da metade dos pesquisados (62%) somente ouviu falar a respeito dos ODS. Os mais conhecidos são ODS 5 - Igualdade de Gênero (63,9%), seguido pelo ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável (62,5%). Metade dos entrevistados afirmam ser de suma importância a implementação dos ODS, tendo prioridade na implementação o Governo do Estado e o Governo Federal. Maioria (86%), concorda com a inclusão do tema ODS ao longo da graduação de Administração na Universidade pesquisada. As sugestões baseiam-se na educação e conscientização dos acadêmicos acerca dos ODS.
A maioria dos acadêmicos conhecem pouco sobre os ODS e a IES apresenta deficiências estratégicas para disseminar informações sobre os ODS. Isto em um momento em que a sustentabilidade está sendo discutida e exigida do administrador e a sua falta na graduação pode apresentar pontos fracos no perfil dos profissionais formados pela IES. Assim, este estudo contribui para a discussão e implementação dos ODS na formação dos acadêmicos de graduação e também para os futuros gestores incorporarem nas estratégias e ações organizacionais essas demandas que são importantes para toda sociedade.
FARIAS, L. C.; COELHO, L. A. L.; COELHO, C. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública. Administração: ensino e pesquisa. v. 20, n. 3, Rio de Janeiro, 2019. PACHECO, C. T.; BOTTLENDER, P. H. M.; KLEIN, L. L.; ÁVILA, L. V. Análise da percepção dos estudantes de engenharias e administração sobre a sustentabilidade. Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, v. 11, n. 1, p. 51-68, 22 fev. 2023.