Resumo

Título do Artigo

Análise de Alinhamento das Pesquisas em Engenharias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU utilizando Topic Modeling: Um Estudo na Universidade Federal de Uberlândia
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Helena Farias Ribeiro
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios Responsável pela submissão
2 - Etienne Cardoso Abdala
- Universidade Federal de Uberlândia
3 - Beatriz Borges Kiehn
Universidade Federal de Uberlândia - Fagen
4 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios
5 - Carla Bonato Marcolin
-

Reumo

Em 2000, ocorreu a Cúpula do Milênio, da ONU, em Nova York, onde os países se compromissaram com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com ações específicas a serem cumpridas até 2015 acerca do combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, educação, habitação, promoção da igualdade de gênero e meio ambiente, totalizando 8 objetivos e 21 metas. Portanto, a Agenda 2030 se refere ao compromisso adotado pela ONU e os representantes de seus Estados-Membros, que visam objetivos e metas globais a fim de atingir o desenvolvimento sustentável até 2030.
Neste contexto, o presente estudo busca responder à seguinte questão: As pesquisas dos programas de pós-graduação da área das engenharias estão alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU? Para responder à pergunta, o objetivo da pesquisa é identificar se a Universidade Federal de Uberlândia, através do desenvolvimento de pesquisas cientificas na área das engenharias, está gerando uma contribuição social além da formação técnica qualificada, isto é, tangendo soluções de problemas e demandas sociais.
As instituições de ensino superior são consideradas essenciais para o desenvolvimento de pesquisas e estudos que contribuem para o alcance dos ODS (Neary e Osborne, 2018; Leal Filho, et al. 2019; Murillo-Vargas, Gonzales Campos e Brath, 2020; Leal Filho et al, 2021; Acevedo-Duque, et al, 2022; Fauze, Rahman e Lee, 2023). Muitas universidades em todo o mundo procuram incluir os ODS no seu ensino ou investigação.
O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho é de natureza exploratória e descritiva, o qual possui como objetivo identificar se a Universidade Federal de Uberlândia, através do desenvolvimento de pesquisas cientificas na área das engenharias, está gerando uma contribuição social além da formação técnica qualificada, isto é, tangendo soluções de problemas e demandas sociais. Além disso, o trabalho utiliza Inteligência Artificial, aplicando uma técnica de mineração de textos chamada topic modeling.
Observando o Gráfico 1, o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) está presente em 182 dos trabalhos da base de dados, seguido do ODS 3 (Saúde e Bem-estar) com 64 trabalhos e o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) com 38. É notório que existe uma discrepância entre o primeiro ODS mais frequente e os demais, o que aponta que 55% dos trabalhos da base estão alinhados com o ODS 9. Em quarto lugar aparece o ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e em quinto o ODS 6 (Água Potável e Saneamento). Os tópicos gerados pelo topic modeling confirmaram a classificação realizada pelos humanos.
Em consonância com os resultados encontrados neste estudo, e ressaltando o alinhamento entre currículo pedagógico dos cursos de engenharia e as pesquisas dos programas de pós graduação, os estudos desenvolvidos por Adams et al. (2020) apresentaram como os ODS 6, 7, 9, 11, 12 e 13 são considerados os mais importantes em termos de educação em engenharia, sendo esses os ODS cobertos em maior grau nos cursos de Bacharelado em Engenharia da NUI Galway. Também é possível notar que os ODS 16 e 17 não são mencionados nos resultados encontrados nesta pesquisa.
ACEVEDO-DUQUE, A. et al. Postgraduate trends in the training of human talent for sustainable development. Sustainability. v. 14. 2022 ACEVEDO-DUQUE, A. et al. Education for sustainable development: challenges for postgraduate programmes. International Journal of Environmental Research and Public Health. v. 20. 2023 LEAL FILHO, W. et al. Sustainable development goals and sustainability teaching at Universities: falling behind or getting ahead of the pack? Journal of Cleaner Production. v. 232. p. 285-294. 2019.