Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE BENEFÍCIOS POTENCIAIS A PARTIR DA ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 PARA SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Dusan Schreiber
- Mestrado em Administração Responsável pela submissão
2 - Francieli Hartz
Universidade FEEVALE - FEEVALE

Reumo

O artigo investiga no contexto de uma indústria calçadista, as possíveis contribuições das tecnologias da indústria 4.0, para promover a sustentabilidade. O estudo se justifica na medida em que aborda dois temas que atualmente estão em destaque, tanto nas organizações, como na academia, que é a adoção das novas tecnologias, transformação digital, e a sustentabilidade. Além disso, o estudo pode ser considerado inovador, por explorar o universo de uma indústria tradicional, que é a de fabricação de calçados.
Como as tecnologias da indústria 4.0 podem contribuir para a adoção de práticas sustentáveis e redução do impacto ambiental, em uma indústria de calçados? O objetivo é analisar a possibilidade das tecnologias da indústria 4.0 de contribuir para promover a sustentabilidade em fabricação de calçados.
Para a fundamentação teórica foram desenvolvidos tópicos que caracterizam as tecnologias da indústria 4.0 e as alternativas de sua utilização no ambiente industrial, são apresentadas as bases teóricas sobre a sustentabilidade e gestão ambiental e, por fim, foram explorados textos, tanto seminais, como contemporâneos, que detalham o processo fabril em indústrias de calçados.
Optou-se pelo estudo de caso único, em uma indústria calçadista de grande porte, localizada na região sul do país, abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, com profissionais responsáveis pela operação na empresa analisada, bem como levantamento documental e observação sistemática participante. Os dados empíricos foram submetidos à análise de conteúdo.
Os resultados evidenciaram que a adoção das tecnologias da indústria 4,0 contribuiu para aumentar eficiência energética, redução de desperdícios, produção mais ajustada à demanda, além de contribuir para a circularidade de materiais e rastreabilidade na cadeia de suprimentos, promovendo a sustentabilidade no setor calçadista. A convergência entre as tecnologias da indústria 4,0 e a busca por práticas sustentáveis é uma estratégia promissora para a indústria calçadista, oferecendo oportunidades de redução de impacto ambiental, melhoria da imagem corporativa e aumento da competitividade.
O estudo apresenta algumas limitações, com destaque para o desenho metodológico, de estudo de caso único, que dificulta generalização dos resultados para os ambientes organizacionais de outras indústrias calçadistas. Apesar disso, os resultados demonstraram a viabilidade de adoção de diversas tecnologias, que podem contribuir para a redução de desperdício de insumos, bem como aumentar a eficiência energética, entre outros.
SCHWAB, K.; MACKENZIE, U. A quarta revolução industrial. 1o Ed ed. Geneva: 2016, SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. SANCHES, B. C; CARVALHO, E. S; GOMES, F. F. B. A indústria 4.0 e suas contribuições à sustentabilidade. Revista Engenharia eTecnologia Aplicada, v. 2, n. 1, 2018. ROSA JUNIOR, L. R; SARDINHA, V. J; CAMPOS, R. T. A indústria 4.0 com a perspectiva lean. Revista FIBiNOVA, v. 2, 2022.