Resumo

Título do Artigo

INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: Desenvolvimento de uma Métrica de Avaliação para uma Indústria de Especialidades Químicas
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mariana Sarmento Netto da Silva
FIA Fundacao Instituto Administracao - Pinheiros
2 - João Victor Ferreira dos Reis
FIA Fundacao Instituto Administracao - São Paulo
3 - Eliane Santos
FIA Fundacao Instituto Administracao - FIA Responsável pela submissão

Reumo

O tema Diversidade e Inclusão é uma pauta crescente nas empresas. Com o advento do ESG – Environment, Social and Governance (Meio-Ambiente, Social e Governança), o tema tem crescido em importância na agenda das Organizações. Diversidade e Inclusão (D&I) deixou de ser uma tendência e passou a ser um item estratégico estabelecendo vantagem competitiva (HUNT ET AL, 2018) e compromisso dos seus líderes (MOYO, 2022).
O objetivo deste trabalho é discutir e definir métricas de Inclusão para uma indústria de especialidades químicas, de origem alemã, localizada em São Paulo. A empresa possui estratégia global de Diversidade e Inclusão e métricas específicas de diversidade.
O referente estudo adota como fundamentação teórica trabalhos sobre diversidade e inclusão, considerando diversidade, inclusão e métricas.O ?Keefe et al., (2020) apresenta o Modelo de Organizações Inclusivas de Shore, Cleveland e Sanchez (2018), um modelo robusto, alinhado com as dimensões de Inclusão. Traz uma abordagem integrada, trazendo tanto Inclusão e sua consequente percepção por parte dos colaboradores quanto as práticas de gestão e governança que sustentam a prática da inclusão.
A presente pesquisa adota o método de estudo de caso, que se caracteriza pelo estudo aprofundado de uma problemática com o objetivo de obter um conhecimento amplo e detalhado do mesmo (GIL, 2002). Para isso, deve contar com a consolidação de informações detalhadas com o objetivo de compreender a totalidade e complexidade da situação prática estudada.
A literatura estudada sugere que ainda não é possível adotar uma ferramenta pronta, com base nas diversas pesquisas e estudos científicos disponíveis para medir a Inclusão. Uma razão pode ser as diferenças culturais, já que as pesquisas são realizadas em diferentes países, dificultando uma comparação imparcial. A pesquisa atual realizada pela empresa, até por não se propor a tratar do tema específico do nosso estudo, traz uma ideia de como a empresa está, mas não pode ser considerado como um indicador robusto.
A análise feita neste estudo conclui que o tema da métrica de inclusão ainda é incipiente e necessita de maior aprofundamento científico para o desenvolvimento de ferramentas confiáveis. As dimensões abordadas aparecem em diversos estudos, porém não de forma sistemática, estruturada e com replicabilidade. Para que a empresa estuda tenha uma métrica de Inclusão adequada às suas necessidades e alinhada com os últimos estudos e práticas de mercado, necessita sugerir uma metodologia complementar à pesquisa de Engajamento, Princípios e Valores, para que continue avançando em termos de Inclusão.
GOYAL, S; SHRIVASTAVA, S. Organizational diversity climate: Review of models and measurement. Journal of business management & social sciences research, v. 2, n. 5, p. 55-60, 2013. Disponível em: Acesso em: 01 dez. 2022. HUNT, V. et al. A diversidade como alavanca de performance. sl, McKinsey and Company, https://goo. gl/9d7kB9, p. 24-08, 2018. Disponível em: < https://www.mckinsey.com/capabilities/people-and-organizational-performance/our-insights/delivering-through-diversity/pt-BR>.