Resumo

Título do Artigo

Relato de práticas de educação ambiental para empreendedores de feiras livres em Castanhal-PA.
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juciana Nunes Cardoso
UEPA - Universidade do Estado do Pará - Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Lucas da Silva Vieira
-
3 - Julio Cesar Rodrigues da Silva
UEPA - Universidade do Estado do Pará - Campus xx
4 - Beatriz Muniz de Lima Freitas
-
5 - Juliane Corrêa Xavier
-

Reumo

Este artigo tem como objetivo promover debates e reflexões sobre as experiências advindas da articulação universidade-governos-sociedade nas atividades acadêmicas de ensino-pesquisa-extensão nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará. As principais contribuições de aprendizagem foram a mitigação dos efeitos negativos provocados pelos resíduos descartados nas feiras livres de Castanhal-PA, e a possibilidade de socializar conhecimento de empreendedorismo de impacto socioambiental, produzido na universidade do Estado do Pará-UEPA, através de técnicas de aproveitamento de resíduos.
A intervenção teve origem nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Tecnologia de Alimentos do Campus XX da Universidade do Estado do Pará em Castanhal. Essa ação visou aproveitar os resíduos descartados por agricultores e empreendedores das feiras por meio de uma metodologia desenvolvida especificamente para essa finalidade. Além de gerar renda, essa abordagem mitigou os impactos ambientais ao remover esses resíduos do meio ambiente. Utilizando conhecimentos técnicos, gerados na universidade, foi possível compartilha-los com os empreendedores de feiras livres.
O diagnóstico da situação descrita apontou para um problema significativo relacionado à gestão eficiente de resíduos em feiras livres na região de Castanhal-PA. Esse problema se manifesta através de várias facetas, nos quais: Acúmulo de Resíduos; Impactos Ambientais Negativos; Desperdício de Recursos Potenciais; Falta de capacitação empreendedora; Necessidade de educação socioambiental.
intervenção proposta seguiu as etapas: 1. Elaboração de Farinha da Casca do Maracujá: Devido à elevada quantidade de cascas de maracujá descartadas, foi desenvolvida uma metodologia para a produção de farinha a partir dessas cascas. 2. Workshops de Sensibilização e Capacitação: Foram realizados workshops para sensibilizar e capacitar os empreendedores informais da feira. 3. Utilização da Vagem do Feijão para Produção de Biofilmes : a partir de trilhas de aprendizagem em 2023, e em abril deste mesmo ano, mapeou outro resíduo, a casca da vagem do feijão verde, cultivados no município.
? Realização de pesquisas e análise situacional das feiras livres em Castanhal-PA. ? Identificação dos principais resíduos gerados nas feiras, com foco nas cascas de maracujá inicialmente e posteriormente nas cascas de feijão-verde. ? Realização de workshops de sensibilização e capacitação para empreendedores informais das feiras. ? Apresentação dos conceitos de aproveitamento de resíduos, empreendedorismo sustentável e economia solidária. ? Desenvolvimento de técnicas de transformação das cascas de maracujá em produtos aproveitáveis, como farinha. ? Criação de Trilhas de Aprendizagem.
A intervenção realizada em Castanhal, PA, apresenta uma contribuição tecnológico-social significativa para a comunidade local e o meio ambiente. Por meio da identificação e aproveitamento de resíduos gerados na feira livre, como cascas de maracujá e vagem de feijão, a iniciativa demonstra uma abordagem inovadora para a gestão de resíduos. A transformação da casca do maracujá em farinha, utilizada na fabricação de alimentos, e a produção de biofilmes a partir da colheita de feijão por meio de metodologia casting representam avanços tecnológicos.