Resumo

Título do Artigo

Espaços Urbanos do Conhecimento e Cidades Circulares: modelos de governança e boas práticas de mobilidade urbana sustentável
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Silvia Regina Stuchi Cruz
- Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - Denis dos Santos Alves
-
3 - Milena Serafim
-

Reumo

O conceito de "Knowledge-Based Urban Development - KBUD" refere-se a abordagens de desenvolvimento urbano que enfatizam a importância do conhecimento, da inovação e da economia do conhecimento para promover o crescimento sustentável das cidades. Em consonância com o KBUD, o conceito de Cidades Circulares refere-se a cidades que adotam os princípios da economia circular, para além de questões técnicas, relaciona-se a uma mudança sistêmica na sociedade e na reestruturação dos sistemas econômicos e de governança. Alinhado o “Doughnut economic framework” se baseia nos ODSs.
O modelo Donut utiliza os princípios da economia circular como uma das estratégias para permanecer dentro dos limites ambientais e sociais estabelecidos. Isso inclui o desenvolvimento de políticas, práticas e modelos de governança que permitam a operacionalização e “downscaling” do Donut, combinado aos preceitos do KBUD. Assim, o objetivo é analisar os modelos de governança e de participação social e de boas práticas em mobilidade urbana implementados em quatro parques de 3ª e 4ª geração (Paris-Saclay, Sophia Antipolis, Parc de l'Alba, e 22@Barcelona), localizados em franjas urbanas.
A fundamentação teórica utilizada foi a literatura relativa ao framework KBUD e ao da Economia Donut, bem como os delineamentos sobre governança da literatura de governança no setor público.
Este estudo exploratório adota uma abordagem qualitativa descritivo-analítica, com pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados secundários. Na primeira etapa, mapearam-se parques tecnológicos em franjas urbanas de 3ª e 4ª geração, escolhendo quatro casos. Na segunda etapa, foram identificados modelos de governança e boas práticas de mobilidade por meio de fontes institucionais, legislações e estudos técnicos. Na última etapa, as convergência dos frameworks direcionaram as análises no recorte estudado.
Em resultado, acerca da governança e os processos participativos, em todos esses casos, a governança é baseada na colaboração entre atores da sociedade civil, setor público, privado e academia. A tomada de decisões envolve diversas instâncias, como conselhos, comissões e entrevistas individuais.O papel da “Autoridade Organizadora da Mobilidade” se destaca na coordenação e gestão da operação do sistema. Já no âmbito da mobilidade urbana,as boas práticas mapeadas foram categorizadas: Mobilidade ativa; Segurança pública e viária; Transporte público; Transporte sob demanda; e Gestão da mobilidade.
Além das questões discutidas neste artigo, para trabalhos futuros, sugere-se a inclusão de outros estudos de caso, de parques de 3ª e 4ª geração, localizados em franjas urbanas, em contextos geográficos, políticos e institucionais, similares ao brasileiro, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, bem como a coleta de dados primários para aprofundamento e complementação dos resultados obtidos
GIRARD, L.; NOCCA, F. Moving Towards the Circular Economy/City Model: Which Tools for Operationalizing This Model?, Sustainability, 2019 MOGHADDAM, A.A.;MIRZAHOSSEIN, H.; GUZIK, R. Comparing Inequality in Future Urban Transport Modes by Doughnut Economy Concept. Sustainability, 2022. RAWORTH, K ‘A Doughnut for the Anthropocene: Humanity’s Compass in the 21st Century’.2017 TURNER, R., WILLS, J ‘Downscaling doughnut economics for sustainability governance’. 2022 YIGITCANLAR, T. E INKINEN, T. Theory and Practice of Knowledge Cities and Knowledge 2019