Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR QUANTO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NAS DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE DA ÁREA GERENCIAL
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luciana Coelho Ponte
-
2 - Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
- Universidade Federal do Ceará - UFC
3 - Danielle Augusto Peres
-
4 - Nirleide Saraiva Coelho e Cavalcante
-
5 - Juliana Silva Arruda
- Centro Universitário Christus- UNICHRISTUS Responsável pela submissão

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão procurando entendimento sobre o uso das metodologias ativas de ensino que envolve, além das mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, a mudança social, que resulta em um novo perfil de estudante com variadas expectativas. Inserido nesse processo tem-se o professor, um dos responsáveis pela formação do estudante, que precisa rever seu posicionamento frente esse momento, o qual requer capacitação e alteração nas metodologias de ensino utilizadas (MELLO; FRANCISCO, 2015).
As pesquisas dos autores da Contabilidade, como Marion (2015) e Iudícibus, Marion e Farias (2017) expressam que muitos alunos de Ciências Contábeis, quando concluem seu curso, não conseguem desenvolver a habilidade para a tomada de decisões.Te objetivo geral deste artigo consiste em analisar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior quanto às metodologias ativas aplicadas nas disciplinas de contabilidade da área gerencial.
Na graduação, os estudantes de Ciências Contábeis devem iniciar esse desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão por meio das discussões em grupo e participação em atividades de vivência dos alunos como profissionais, que despertem a reflexão e a ação dos discentes.A Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, regulamenta o ensino da graduação em Ciências Contábeis e institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso. De acordo com essa resolução, em sala de aula, os discentes precisam apresentar a união de conteúdos distintos e interdisciplinares.
Esta pesquisa desenvolveu-se o com o objetivo de examinar o uso de metodologias ativas nas disciplinas da área gerencial do curso de Ciências Contábeis. Ela possui uma abordagem quanti- qualitativa e quanto aos objetivos é descritiva e explicativa.Com relação aos procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental e o estudo de multicasos. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, pois se fez uso, neste estudo, de artigos científicos e livros.A pesquisa documental utilizou fontes primárias de entidades públicas. Sendo também considerado um estudo de multicasos.
A inovação na didática de ensino é essencial para reter a atenção dos alunos. Sendo assim, aplicar metodologias que reforcem o aprendizado é de extrema importância, pois, as metodologias ativas enriqueçam a capacidade reflexiva dos alunos e os motivam a aprender cada dia mais. De forma geral realizando a análise dos gráficos verificamos que os três tipos de metodologias que mais se destacaram foram o estudo de caso, dinâmicas e aprendizagem baseadas em problemas e a adoção destas foram eficazes para a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas e, portanto, incentiva-se a aplicação das mesmas.
Considerando as respostas dos alunos pesquisados conclui-se que o uso das metodologias ativas influência de forma positiva, na aprendizagem dos estudantes de Contabilidade, por isso, a importância delas em serem utilizadas nas aulas, o fato de facilitarem no processo de aprendizagem e na absorção de conteúdos, promoverem dinâmica às aulas e a interação do conhecimento teórico com as atividades práticas, estimularem uma postura ativa dos discentes, melhorarem o relacionamento interpessoal e aproximarem os alunos da realidade do seu mercado de trabalho.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 25–40, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 18 jun. 2023. BERNARDO, Weslley Duarte; MARTINS, Zilton Bartolomeu. A utilização de metodologias ativas pelos docentes na percepção de discentes de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 40-60, abr. 2019.