Resumo

Título do Artigo

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) no contexto de um campus universitário da Região Amazônica.
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Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Raone Holanda da Cruz
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus Porto Velho Responsável pela submissão
2 - Ingrid Araujo Xavier Gonçalves
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - UNIR
3 - MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS
-
4 - VALMIR BATISTA PRESTES DE SOUZA
Universidade de São Paulo - USP - Escola de Comunicações e Arte - ECA/USP

Reumo

O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, disposto no Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010, preceitua como um dos seus principais objetivos, combater a evasão escolar no âmbito universitário.
Assim, o problema de pesquisa que este estudo se propõe responder é possível afirmar que o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) está cumprindo a finalidade de combater a evasão de discentes de um campus universitário localizado na Região Amazônica?
A presente pesquisa é fundamentada na Teoria da Nova Gestão Pública que segundo Stadnick (2021), apresenta conceitos do gerencialismo, propondo uma gestão pública moderna e profissional, com objetivo de atender eficientemente às demandas do cidadão.
Para a realização do estudo foi utilizado o software Microsoft Office Excel, a fim de identificar o perfil dos alunos beneficiários e as taxas de conclusão de curso dos mesmos, com base em dois documentos: O Relatório de discentes beneficiários da assistência estudantil, entre os anos de 2016 a 2020 e o Relatório de discentes evadidos que ingressaram entre os anos de 2012 a 2018. Sendo ainda, feita uma Análise de Correspondência Múltipla com uso do software R.
Os resultados do estudo apontam que o Programa de Assistência Estudantil, contribui para a diminuição da evasão nos cursos do campus em estudo, principalmente nos cursos vespertinos.
Dessa maneira, necessita-se, por parte da organização, a adoção de medidas que visem incentivar a conclusão do curso por parte dos alunos, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como o aumento do valor dos auxílios estudantis, e a criação de programas de suporte acadêmico e profissional para esses estudantes.
STADNICK, K. T. Modernização da gestão pública brasileira à luz da teoria da Nova Administração pública: uma análise do PNAFE e do PROFISCO I no Estado de Santa Catarina. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.