Resumo

Título do Artigo

ECOINOVAÇÃO NA EXPORTAÇÃO – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS E DE MENOR IMPACTO AMBIENTAL ATRAVÉS DA COCRIAÇÃO DE DIVERSOS ATORES.
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Dusan Schreiber
- Mestrado em Administração Responsável pela submissão
2 - João Bosco Pereira Antunes
Universidade FEEVALE - Universidade Feevale - Mestrando em Administração
3 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Serje Schmidt
Universidade FEEVALE - Mestrado em Administração

Reumo

Nos tempos atuais, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento e/ou adequação de produtos e processos ancorados na ecoinovação, sustentabilidade e cocriação de valor de múltiplos atores para preservar a natureza. Muitas organizações competem tanto no mercado interno, como no mercado internacional, onde as exigências em atendimento aos pressupostos de inovação sustentável costumam ser mais rigorosas. Isso ocorre, pois a participação no mercado competitivo mercado internacional pressupõe que as empresas brasileiras estejam aptas a oferecer produtos “eco-friendly”.
A pergunta de pesquisa norteadora deste estudo é: “Como a estratégia de cocriação pode apoiar as organizações brasileiras, que competem no mercado internacional, para realizar a inovação sustentável?”. O objetivo do estudo foi analisar as práticas de cocriação de duas organizações brasileiras, para promover a ecoinovação.
Foi realizada a revisão teórica sobre os temas de inovação, ecoinovação, sustentabilidade, cocriação e internacionalização, tanto de obras seminais, como de autores contemporâneos.
Para atingir o objetivo os autores optaram, além da estratégia de estudo de caso múltiplo, nas referidas duas organizações, por abordagem qualitativa, com a coleta de dados empíricos por meio de informações fornecidas por gestores das duas organizações, com base em um roteiro de questões que foram elaboradas ex-ante e enviado por email, sendo complementado com levantamento documental, de registros internos das organizações, disponibilizados aos pesquisadores, bem como observação sistemática não participante.
As duas empresas analisadas possuem um elevado senso de responsabilidade, preocupações e práticas ambientais que envolvem inovações sustentáveis, em uma intenção de manter relações sustentáveis com o meio ambiente e a sociedade. As empresas reconhecem a importância da ecoinovação para torná-las mais competitivas no mercado internacional, aumentando a diversidade de oferta no mercado. Ambas as empresas entendem que o processo de inserção internacional é longo, porém, em função do aumento das preocupações mundiais acerca do meio ambiente, esse tempo pode ser reduzido.
As empresas aqui estudadas entendem que a inovação sustentável é um diferencial competitivo que permitiu aumentar as cotas de participação no mercado internacional atendendo clientes novos e dispostos a pagar mais por um produto que seja ecologicamente correto.
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