Resumo

Título do Artigo

Parcerias para inovação com comunidades de povos tradicionais e suas contribuições para desenvolvimento de capacidades
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP - Engenharia de Produção - FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP
2 - Renata Chaves
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - Usp - RP Responsável pela submissão

Reumo

Com a busca pelo desenvolvimento sustentável, houve um aumento em parcerias formadas entre diferentes organizações (empresas, institutos, universidades e comunidades de povos tradicionais). A criação de vínculos com comunidades tradicionais está relacionada ao auxílio no desenvolvimento sustentável, no empoderamento e na capacitação em diferentes formas de apoio, já que é inegável o valor dessas comunidades para preservação do patrimônio material e imaterial a partir da utilização de conhecimento indígena em práticas de produção sustentável do ponto de vista ambiental e social.
Parcerias para inovação entre organizações levam ao desenvolvimento de capacidades; e a relação de organizações e comunidades tradicionais são capazes de construir parcerias ao longo do tempo. A partir dessas duas premissas, surge a pergunta: As parcerias para inovação entre organizações e comunidades geram capacidades? Assim, o objetivo deste artigo é realizar revisão sistemática com o intuito de compreender na literatura se há o desenvolvimento de capacidades a partir das parcerias para inovação entre organizações e comunidades tradicionais.
É essencial que organizações desenvolvam capacidades para gerenciar e criar inovação. A capacidade de inovação pode ser vista como a capacidade de absorver, adaptar e transformar conhecimento ou tecnologia em rotinas específicas de gerenciamento, operações e transações que podem levar uma empresa a obter desempenho tecnológico e econômico. O conhecimento indígena é o conhecimento local que é único para uma determinada cultura ou sociedade para a tomada de decisões em agricultura, saúde, preparação de alimentos, educação, gestão de recursos naturais e outras atividades da vida em comunidades.
O método utilizado foi o de revisão sistemática da literatura e para um melhor entendimento, foi feita uma análise bibliométrica dos artigos encontrados. Elaborou-se um levantamento de dados na data de 21/07/2023, sem limite de ano de publicação, empregando termos distintos, com o objetivo de avaliar os estudos que façam a integração entre os campos das teorias, parcerias, inovação e conhecimento indígena/tradicional. Após as buscas nas bases WOS e Scopus, os artigos foram importados nas ferramentas Bibliometrix para análise dos dados e analisados em profundidade para extração de conteúdo.
As colaborações com as comunidades tradicionais permitem a capacidade de identificar, assimilar e explorar o conhecimento indígena, trazendo benefício para seus vários parceiros como universidades, organizações, governos, setor privado e ONGs, permitindo suas expansões de capacidades efetivas em aspectos socioambientais e em melhorias inovativas. Realizou-se uma categorização dessas áreas beneficiadas com as parcerias interorganizacionais com comunidades: gerenciamento de recursos ambientais, técnicas agrícolas e piscicultoras, programas de sustentabilidade, empreendedorismo e economia.
A integração dessas áreas de conhecimento ainda não é estudada por densas redes de pesquisa e existe uma escassez de publicações envolvendo comunidades tradicionais como objeto de estudo para as áreas de ciências sociais aplicadas. Os resultados da revisão de literatura mostraram que as parcerias colaborativas com comunidades proporcionam inovações para diversas organizações em diferentes áreas a partir da capacidade de absorção dos conhecimentos indígenas; segundo, essas parcerias também podem gerar capacidades de inovações tecnológicas e de processos para as comunidades.
ODS/ONU: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas em Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2023; ATHAYDE, Simone et al. Reconnecting art and science for sustainability: learning from indigenous knowledge through participatory action-research in the Amazon. Ecology and Society, 2017; ZAHRA, Shaker A.; GEORGE, Gerard. The net-enabled business innovation cycle and the evolution of dynamic capabilities. Information systems research, v. 13, n. 2, 2002;