Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DA AGÊNCIA E DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Alan Bandeira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos
Universidade Federal de Pernambuco - ccsa Responsável pela submissão
3 - Danielle Mantovani Lucena da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM
4 - Andréa Paula Segatto
- Universidade Federal do Paraná
5 - José Carlos Korelo
-

Reumo

Evidências prévias (Zaman et al., 2022) têm mostrado que a governança corporativa tem um papel crítico nas ações corporativas de responsabilidade social. Embora exista um consenso na literatura de que a responsabilidade social representa uma estratégia de maximização do valor dos stakeholders e resulta em um impacto positivo para o meio ambiente, há uma escassez de evidências de quais fatores afetam a responsabilidade social no contexto de economias emergentes (Wang & Zhang, 2022).
As mudanças climáticas têm apresentado desafios adicionais para as empresas, organizações não-governamentais, comunidades e demais atores da sociedade. No âmbito corporativo, as empresas têm respondido ao chamado por um maior engajamento ambiental com a responsabilidade social corporativa. Essa pesquisa tem por objetivo examinar o efeito dos mecanismos de governança corporativa sobre a responsabilidade social corporativa na América Latina. Foram selecionados países que compõem o grupo ALADI, que é o maior grupo latino-americano de integração, composto por 13 países.
Na perspectiva da Teoria da Agência, o conselho de administração tem que exercer o papel de monitorar o gerente, a fim de assegurar que ele irá divulgar uma quantidade de informações considerada adequada para os acionistas. A Visão Baseada em Recursos (VBR) preocupa-se em entender como os recursos podem contribuir com a vantagem competitiva, salientando como os recursos valiosos e raros podem auxiliar a empresa a se destacar em relação aos seus adversários.
A fonte de coleta de dados de todas as variáveis foi a base de dados Thomson Reuters Eikon, uma vez que essa base é reconhecida mundialmente pela confiança e validade dos dados que ela divulga. Para testar as hipóteses de pesquisa, foram operacionalizados modelos econométricos. O painel utilizado é desbalanceado, porque nem todas as empresas têm a mesma quantidade de observações para todos os anos. O painel foi estimado por efeito fixo e aleatório e após as estimações foi performado o teste de Hausman, que determina a análise de regressão mais apropriada.
As hipóteses foram testadas usando uma amostra de 371 empresas sediadas em 8 países da América Latina, resultando em 4823 observações. Os resultados evidenciam que conselhos mais independentes, com uma maior representação feminina e com a presença de um comitê de sustentabilidade direcionam as empresas a terem um comportamento mais ético.
Os achados permitem concluir que os mecanismos de governança corporativa têm um papel importante para as empresas se engajarem em ações de responsabilidade social. Esses resultados apresentam implicações teóricas e práticas. Essa pesquisa amplia o escopo de aplicação da Teoria da Agência e da Visão Baseada em Recursos, mostrando que o conselho de administração é uma composição única e, portanto, as organizações devem saber equilibrar membros externos e internos em seus conselhos, para que elas possam atingir um mais alto desempenho social e ambiental.
Wang, Z., & Zhang, J. (2022). Nexus between corporate environmental performance and corporate environmental responsibility on innovation performance. Environment, Development and Sustainability, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s10668-022-02546-6 Zaman, R., Jain, T., Samara, G., & Jamali, D. (2022). Corporate Governance Meets Corporate Social Responsibility: Mapping the Interface. Business and Society, 61(3), 690–752. https://doi.org/10.1177/0007650320973415