Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO DOS STAKEHOLDERS E TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA CIRCULAR EM EMPRESAS DE PRODUTOS ECOLÓGICOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA SISTEMÁTICA DOS 3R'S
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Tiago Hennemann Hilario da Silva
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Florianópolis
2 - Carlos Eduardo de Morais
Universidade do Sul de Santa Catarina - Florianópolis Responsável pela submissão
3 - Patricia Mayer Veiga
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Pedra Branca
4 - Gabriel Airton da Silveira
-
5 - Simone Sehnem
- Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Reumo

A economia circular (EC) é um modelo que reduz, reutiliza e recicla recursos, ao contrário do linear "usar e jogar fora". Seu objetivo é diminuir matérias-primas, resíduos e impactos ambientais (Boons et al., 2021). Engajar stakeholders é essencial para a transição, co-criando soluções conscientes (Huang et al., 2021). Por isso, participação é crucial para práticas sustentáveis (Kanapathy et al., 2019). Empresas de produtos ecológicos têm papel fundamental (Santos, 2022). Com a EC, essas empresas buscam reduzir materiais e energia, reutilizando e reciclando (Stahel, 2016).
O problema de pesquisa é: qual o engajamento dos stakeholders nas empresas fabricantes de produtos ecológicos para a transição para a EC, por meio da sistemática dos 3R’s? Dessa forma, o artigo tem como objetivo analisar o engajamento dos stakeholders nas empresas fabricantes de produtos ecológicos para a transição para a EC, por meio da sistemática dos 3R’s.
A EC reduzir recursos naturais e resíduos, motivando sustentabilidade e inovação nas empresas (Pieroni et al., 2021; Sehnem et al., 2020). A EC tem abordagem promissora para o desenvolvimento sustentável, requerendo inovação nos modelos de negócios e parcerias criativas (Pieroni et al., 2021). A EC se baseia nos 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, otimizando recursos e prolongando a vida útil de materiais e produtos (Reike et al., 2018; Liu et al., 2017). Já conceito de stakeholders, abrange grupos ou indivíduos afetados ou que afetam a realização dos objetivos da empresa (Freeman, 1984).
Foi conduzida uma pesquisa exploratória qualitativa com estudos de casos múltiplos. Utilizou-se entrevistas presenciais e online, além de dados secundários das empresas em seus sites, vídeos no YouTube e perfis em mídias sociais. As empresas participantes foram selecionadas com critérios intencionais, escolhendo aquelas que produzem ou comercializam produtos ecológicos. A seleção foi realizada com base em pesquisas no Google Maps usando o termo "produtos ecológicos", cidade e estado, e, em seguida, selecionou-se empresas com no nível de detalhamento de informações disponíveis em seus sites.
A pesquisa identificou que as empresas analisadas adotam práticas de economia circular em seus processos produtivos, como a utilização de energias renováveis, a reutilização de embalagens e a redução do impacto ambiental no transporte de matéria-prima. Além disso, algumas empresas têm foco na compostagem de resíduos, no uso de materiais mais sustentáveis e na redução da quantidade de produtos produzidos, optam pela durabilidade e qualidade. A participação dos stakeholders é crucial para o sucesso da transição para a economia circular, envolvendo desde fornecedores até os consumidores finais.
As empresas analisadas demonstram preocupação com a inclusão social e de gênero, a partir da adoção de práticas de inclusão em sua gestão. No entanto, algumas empresas ainda enfrentam desafios na implementação de práticas de economia circular, como a dificuldade de mudança de hábitos dos consumidores e a necessidade de incentivos governamentais. Este estudo contribui para a literatura ao destacar a importância do envolvimento dos stakeholders na transição para a economia circular em empresas de produtos ecológicos, visando à redução do impacto ambiental e à promoção da sustentabilidade.
Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman. Korhonen, J., Honkasalo, A., & Seppälä, J. (2018). Circular economy: the concept and its limitations. Ecological economics, 143, 37-46. Liu, L., Liang, Y., Song, Q. et al. (2017). A review of waste prevention through 3R under the concept of circular economy in China. J Mater Cycles Waste Manag 19, 1314–1323. Sehnem, S., Vazquez-Brust, D., Pereira, S. C. F., & Campos, L. M. S. (2020). Circular economy: benefits, impacts and overlapping. Supply Chain Management: An International Journal, 24(6), 784–804.