Resumo

Título do Artigo

O BURACO É MAIS EMBAIXO: UMA QUESTÃO E DECISÃO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Renata Luiza de Castilho Rossoni
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo Responsável pela submissão
2 - André Luis Rossoni
Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
3 - Manolita Correia Lima
-

Reumo

O caso detalha o desastre ambiental ocorrido em Maceió em 2018 envolvendo a Braskem. Srª. Ferreira presidente da R&C Ambiental, orienta um plano que visa mitigar danos socioambientais e recuperar a reputação da empresa. A indústria petroquímica potencializa os desafios. Ela explora estratégias considerando impactos diretos e indiretos e observando princípios de Responsabilidade Social e reparação ambiental. Há um dilema entre propor uma solução de curto prazo que atenda aos interesses imediatos da Braskem ou incorporar sustentabilidade a longo prazo ao modelo de negócios.
O objetivo do caso é aprimorar a compreensão dos estudantes sobre a gestão ambiental e a responsabilidade social corporativa dentro do contexto de tomada de decisões estratégicas as questões abordadas no caso são relacionadas à gestão de crises ambientais, reparação de danos ambientais, reconstrução da imagem corporativa e o papel da RSC em situações de crise. Habilidades como trabalho em equipe, tomada de decisões estratégicas, comunicação eficaz e visão de longo serão aprimoradas através da análise e discussão do caso.
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é vital para empresas, propiciando sustentabilidade e ética (Dartey-Baah & Amoako, 2021). Esta prática, visa ir além do cumprimento legal, buscando o equilíbrio econômico e à preservação ambiental (Brown et al., 2018). Simultaneamente, a reparação ambiental foca em medidas corretivas para mitigar impactos ecológicos (Martínez-Alier, 2017), promovendo sustentabilidade e preservação de ecossistemas (Deephouse et al., 2016), auxiliando a consolidar a reputação corporativa positiva (Dyck & Manchanda, 2021; Eccles et al., 2014).
Os dados secundários da narrativa que constituem a descrição do evento foram obtidos por meio de fontes secundárias como: relatórios integrados e financeiros anuais da Braskem, bem como de notícias divulgadas em jornais e websites. A coleta de dados foi realizada no período entre novembro 2022 e abril de 2023. A pesquisa focou principalmente em notícias veiculadas nos meios de comunicação, incluindo websites de grandes jornais e revistas, que relatavam o desastre socioambiental em Maceió atribuído à Braskem disponibilizados em mídias de acesso público entre fevereiro de 2018 e abril 2023.
Este caso foca em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e impactos socioambientais de desastres. Visa discutir como os estudantes como as empresas podem mitigar danos socioambientais e restaurar reputação. As habilidades almejadas incluem trabalho em equipe, comunicação e persuasão. Buscando estimular compromisso com a sustentabilidade e visão de longo prazo, fomentando práticas sustentáveis e consideração das consequências futuras das decisões sobre o meio ambiente.
O estudo de caso guiado pela Srª. Ferreira, da R&C Ambiental, analisa o desastre socioambiental em Maceió em 2018 ligado à Braskem. Ele serve para intensificar o conhecimento dos alunos em responsabilidade e gestão socioambiental corporativa. Destaca-se por incluir anexos, referências bibliografia e documentário que apoiam a aplicação em sala de aula e enriquecem o aprendizado. O material anexo detalha o plano desenvolvido para a Braskem, visando a mitigação de danos e restauração da imagem corporativa. A estrutura do caso é rica, permitindo um aprofundamento na promoção da sustentabilidade.
Carroll, A. B. (1990). Principles of Business Ethics: Their Role in Decision Making and an Initial Consensus. Management Decision, 20–24 Coen, D., et al., (2022). Are corporate climate efforts genuine? An empirical analysis of the climate “talk-walk” hypothesis. Business Strategy and the Environment, 1–20 Martfnez-Alier, J. (2017). Environmental justice and economic degrowth: An alliance between two movements. Environmental Justice, 313–335 Nadeem, M. (2021). Corporate Governance and Supplemental Environmental Projects: A Restorative Justice Approach. Journal of Business Ethics, 261–280