Resumo

Título do Artigo

Características das campanhas de Crowdfunding e o Sucesso das Campanhas de Ciência e Tecnologia no Brasil
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Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Editinete André da Rocha Garcia
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Jéssica Naiara Costa Marques
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
3 - Aline Girão Boyadjian
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
4 - Messias Elmiro Gomes Loiola de Oliveira
- Campus Benfica

Reumo

O crowdfunding surgiu como uma forma de financiamento pela internet, possibilitando aos fundadores uma via para arrecadar recursos. Os estudos atuais sobre crowdfunding têm como fator principal o grau de sucesso das campanhas e procuram entender os critérios de seleção dos projetos, partindo do pressuposto de que não há contribuições por acaso. Dessa forma, considera-se a campanha como bem-sucedida se a meta de financiamento for atingida no prazo determinado.
O crowdfunding é uma alternativa para arrecadar recursos e financiar projetos, de maneira desburocratizada. Diante do seu papel como ferramenta alternativa de financiamento, questiona-se qual a influência das características dos projetos de crowdfunding no sucesso das campanhas voltadas para a área de Ciência e Tecnologia (C&T)? A partir disso, tem-se como examinar o impacto das características dos projetos de crowdfunding voltados para a categoria de Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil, na taxa de sucesso destes projetos.
Nos últimos anos, devido à crise econômica e à relutância do setor financeiro em apoiar projetos de investimento, o crowdfunding assumiu um papel importante no financiamento de projetos sociais. Durante a pandemia de COVID-19, entre 2020 e 2021, o crowdfunding foi utilizado para o financiamento de pesquisas científicas e mitigação dos efeitos socioeconômicos do período pandêmico (Nespoli et al. 2022). O sucesso desses projetos parece estar ligado à qualidade, uma vez que os projetos que sinalizam um nível de qualidade mais alto aumentam a probabilidade de serem financiados (Mollick, 2014).
Para a execução do estudo, efetuou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados da plataforma Catarse, na qual extraiu-se informações correspondentes a 1.151 projetos de “Ciência e Tecnologia” finalizados até 31/12/2022. As hipóteses foram testadas a partir dos do teste regressão linear múltipla. Na análise, foram consideradas características como: quantidade de apoiadores, duração tipo de crowdfunding, tipo de campanha, detalhamento do projeto, uso de recursos audiovisuais, experiência do tomador, pessoalidade, gênero do tomador e a localização do projeto.
Os resultados de forma geral mostram que a reciprocidade e a flexibilidade das campanhas influenciam na taxa de sucesso. No entanto, o detalhamento de campanhas e a utilização de recursos audiovisuais não apresentaram significância para explicar o sucesso das campanhas. Tal resultado é contrário ao que aponta alguns autores quando afirmam que a apresentação de conteúdo atraente, incluindo textos, imagens, fotos, vídeos e afins podem atrair apoiadores. Os resultados demonstram que a experiência do tomador como apoiador é um fator que influencia no sucesso de suas campanhas.
Os resultados demonstram que algumas características, na presença das demais, influenciam no sucesso das campanhas. No entanto, sinalizam resultados divergentes dos que têm sido apresentado pela literatura, em relação à utilização de recursos audiovisuais e detalhamento da campanha (Camilleri; Bresciani, 2022). Entende-se que, apesar deste resultado, não podemos rejeitar a hipótese de que caraterísticas das campanhas são importantes para o sucesso destas.
Camilleri, M. A., & Bresciani, S. (2022). Crowdfunding small businesses and startups: A systematic review, an appraisal of theoretical insights and future research directions. European Journal of Innovation Management. https://doi.org/10.1108/EJIM-02-2022-0060. Nespoli, C., Kozan, A., & Del Giudice, M. (2022). Aimage's entrepreneurial value creation and crowdfunding: Entrepreneurship in times of crisis. Journal Name, 23(2), https://doi.org/10.1177/1465750322108 Mollick, E. (2014). The dynamics of crowdfunding: An exploratory study. Journal of Business Venturing, 29(1), 1–16. https://doi.org/10