Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIO ORIENTADOS PARA SUPORTE DE ECOINOVAÇÕES NA AGROINDÚSTRIA PELA ÓTICA DA ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - NATIELE PINTO DE ARRUDA YONAMINE
-
2 - JOSÉ URBANO GOMES DE MORAIS
-
3 - Andre Felipe Queiroz
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS Responsável pela submissão

Reumo

Crescente é número de publicações sobre práticas ecoinovadores, principalmente no cenário internacional, devido a busca, cada vez maior, por processos produtivos mais enxutos, racionais e que apresentem menos consumo de recursos, reutilização dos produtos e componentes e destinação correta dos resíduos, através de reciclagem ou utilização como recursos de outros processos, com impactos mínimos ao meio ambiente. O presente trabalho, indo ao encontro desta tendência, discute os modelos teóricos existentes orientados para suporte de ecoinovações na agroindústria na ótica de economia circular.
O objetivo dessa pesquisa é investigar os modelos de negócios orientados para suporte de ecoinovações na agroindústria, especialmente no que tange as tecnologias de controle de poluentes e aproveitamento de rejeitos, dentro da lógica econômica circular. De forma específica, objetiva-se apresentar os mais relevantes modelos teóricos sustentados na literatura mundial e nacional que se alinham com essa proposta.
A pesquisa discute sobre a economia circular e a sustentabilidade, em seguida aborda a economia cricular dentro do agronegócio, e por fim discorre modelos de negócios econinovadores dentro do agronegócio.
Pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se de pesquisa bibiliográfica para levantamento e discussões dos modelos teóricos existentes na literatura que abordem o tema proposto.
Diante dos inúmeros trabalhos encontrados sobre o tema, principalmente nos últimos anos, observa-se uma expansão crescente e vigorosa do tema; trabalhos estes que abordam casos reais de práticas ecoinovadores – considerando aqui apenas os trabalhos com foco na Economia Circular. Inúmeros e recentes outros trabalhos ainda podem ser encontrados com abordagem similares, mas com diferentes focos conceituais, como sustentabilidade, bioeconomia, etc., muito embora o conceito de Economia Circular no Agronegócio esteja, fortemente, atrelado ao de Sustentabilidade.
Os modelos teóricos – e por vezes práticos – apresentados das literaturas mundial e nacional, representam atividades específicas dentro de processos maiores, que se analisados como cadeia, ainda não alcançaram a lógica de circularidade, não tendo ainda fechado ciclos produtivos inteiros. Pode-se especular que isso aconteça por diverso fatores, como: abordagem recente e que precisa de mais amadurecimento e expansão; peso do fator econômico/financeiro, necessidade de comprometimento de todos os agentes e elos das cadeias, necessidade de arranjo institucional e investimentos.
CEMBALO, L.; et al. Transitioning agri-food systems into circular economy trajectories. Aestimum, p. 199-218, 2020. HAMAM, M.; et al. Circular Economy Models in Agro-Food Systems: A Review. Sustainability 13, 3453, 2021. KUSUMOWARDANI, N.; TJAHJONO, B.; PRIADI, C. R. Circular Economy Adoption in the Upstream Agri-food Supply Chain: Understanding the Implications of the Two Theoretical Lenses. In: 11th Annual International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, IEOM 2021. IEOM Society, p. 5051-5060, 2021.