Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE REGIONAL: UMA ANÁLISE PARA MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FRANCISCO WELLINGTON RIBEIRO
Universidade Federal do Ceará - UFC - PPAC-FEAAC
2 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
- Universidade Federal do Ceará/FEAAC/PPAC Responsável pela submissão
3 - Faustino Manuel Rodrigues
Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Manuela Fátima Paula de Medeiros
-

Reumo

A relação entre desenvolvimento econômico e preocupações ambientais tem sido central nas discussões contemporâneas sobre modelos de crescimento. Com a crescente conscientização acerca dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente e a importância da sustentabilidade como pilar para um desenvolvimento equitativo e duradouro, a necessidade de integrar tais discussões com o conceito de competitividade torna-se imprescindível. No entanto, apesar da relevância inegável dessa integração, existe uma lacuna na literatura acadêmica sobre a interação entre competitividade e sustentabilidade.
A pergunta que norteia esta pesquisa é: Como os atributos de sustentabilidade, expressos pelos indicadores ESG e ODS, influenciam a competitividade em municípios brasileiros? Este estudo objetiva, portanto, explorar a interconexão entre os atributos da sustentabilidade e a competitividade em um nível regional, com foco específico em municípios brasileiros. A hipótese subjacente postula que o nível de competitividade municipal é funcionalmente influenciado pelo seu desempenho em matéria de sustentabilidade.
A sustentabilidade e a competitividade estão interconectadas de várias maneiras (KARMAN; SAVANEVI?IEN?; 2020); HERMUNDSDOTTIR; ASPELUND, 2021). As práticas de sustentabilidade têm impacto em determinados aspectos da competitividade sustentável, bem como identifica a ligação entre capacidades dinâmicas e vantagem competitiva sustentável. Essa associação entre sustentabilidade e competitividade ocorre em três níveis: micro, meso e macro. Em meio à relação intrínseca entre sustentabilidade e competitividade, verifica-se um notável hiato na literatura quanto à sua interação.
Para avaliar a influência do desempenho em termos de sustentabilidade no nível de competitividade local (municípios brasileiros), são utilizados alguns métodos de análise multivariada. Foram realizadas análises de regressão linear multivariada, buscando encontrar evidências de que atributos da sustentabilidade estão associados ao nível de competitividade municipal. Em um segundo momento, já com base nos dados relacionados ao ODS, foi executada uma análise fatorial exploratória, com intuito de reduzir os vários ODS em alguns fatores latentes.
Por meio de análise multivariada (regressão linear e análise fatorial), verificou-se que a sustentabilidade contribui positivamente para a competitividade dos municípios. O estudo constatou que tanto os atributos gerais de ESG quanto suas dimensões individuais, principalmente social e de governança, têm impacto significativo na competitividade. A governança foi a dimensão mais influente. De modo similar, o desempenho geral dos ODS, bem como seus fatores latentes, são relevantes para a competitividade.
Os resultados desta investigação indicam que os atributos da sustentabilidade exercem um efeito significativo sobre os índices de competitividade e, portanto, para potencializar esta última, medidas devem ser implementadas para aprimorar o ambiente econômico, social, ambiental e institucional. O PIB per capita e a população também foram variáveis positivas e significativas, indicando que maior pujança econômica e populacional impulsionam a competitividade e, por extensão, refletem a sustentabilidade como fator influente.
AMBEC, S., COHEN, M. A., ELGIE, S., & LANOIE, P. Can environmental regulation enhance innovation and competitiveness?. In Chair?s Paper for the Conference ‘Porter Hypothesis at (Vol. 20), 2011. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1754674 BRUNECKIEN?. J.; ZYKIEN?, I.; MI?IULIEN?, I. Rethinking national competitiveness for Europe 2050: The case of EU countries. Sustainability, v. 15, n. 13, 10697, 2023. https://doi.org/10.3390/su151310697 CAPOBIANCO-URIARTE, M. D. L. M.; CASADO-BELMONTE, M. D. P.; MARÍN- CARRILLO, G. M.; TERÁN-YÉPEZ, E. A Bibliometric Analysis of International Competitiveness (1983