Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE RELATO INTEGRADO: conhecimento, relevância acadêmica e impactos para a profissão contábil
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Antônio Jorge Queiroz de Oliveira
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino
- Universidade Estadual Vale do Acaraú
3 - Clayton Robson Moreira da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí - Campus Pedro II Responsável pela submissão
4 - Joelma Leite Castelo
- Universidade Estadual do Ceará - UECE

Reumo

Atualmente, além das informações financeiras, os usuários também têm interesse sobre a situação não financeira de uma entidade (TEIXEIRA et al., 2021). Tal necessidade de informação está cada vez mais presente, motivo pelo qual surgiu uma nova forma de apresentá-las, o Relato Integrado (SARGAÇO; OLIVEIRA; SILVA, 2021). Assim sendo, os profissionais de contabilidade, que elaboram as informações financeiras, necessitam de uma formação mais holística, tendo em vista que estes serão peças essenciais nessa nova evolução (MARIA; D´ANGELO; BORGERTH, 2022).
Discute-se que a academia representa um dos fatores fundamentais para consolidação efetiva do RI no país, sendo o ambiente de formação dos futuros profissionais que irão atuar diretamente nesse processo (SANTOS; FAVATO; NEUMANN, 2021). Assim, delineou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis a respeito do Relato Integrado? O objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis a respeito do Relato Integrado, considerando aspectos voltados ao conhecimento, relevância acadêmica e impactos para a profissão contábil.
O Referencial Teórico está estruturado em três tópicos: 1. Relato Integrado (CAMPOS et al., 2013; RABELO; SILVA, 2021; TEIXEIRA; RECH; ZANOLLA, 2021); 2. Papel da Academia na Consolidação do Relato Integrado (SANCHES; LOPES; ANTUNES, 2021; SANTOS; FAVATO, NEUMANN, 2021; GEHLEN; REIS; FAVATO, 2021); e 3. Impacto do Relato Integrado na Profissão Contábil (KASSAI et al., 2019; CARVALHO, 2021; MARIA; D´ANGELO; BORGERTH, 2022; MOLTER, 2022).
Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, desenvolvido por meio de um levantamento (survey), com aplicação de questionários. A população da pesquisa é composta pelos discentes do curso de Ciências Contábeis de duas IES públicas do Ceará. A amostra é formada por 317 estudantes, que representam 37,5% da população. Foi elaborado um instrumento de coleta de dados composto por três dimensões: (i) conhecimento sobre RI; (ii) relevância acadêmica; e (iii) impactos para a profissão contábil. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva e Análise Fatorial Confirmatória (AFC).
Verificou-se que os alunos consideraram não possuir conhecimento acerca da estrutura, conceitos e finalidade do RI. Além disso, constatou-se que os alunos entendem que a academia tem uma contribuição relevante na implementação do RI. Dessa forma, foi possível verificar que, embora os alunos considerem não possuir conhecimento acerca do RI, entendem como um tema relevante, que deve ser abordado durante a graduação e proporciona impactos positivos para a profissão contábil. Assim, discute-se a importância do RI na academia como um instrumento para formar profissionais mais competitivos.
Conclui-se que é papel das instituições de ensino superior promover a reflexão sobre o RI nas suas estruturas curriculares, tendo em vista a relevância do tema para o atual contexto organizacional. A ausência do conhecimento sobre o RI, que foi verificada na pesquisa, configura-se uma desvantagem competitiva frente ao mercado de trabalho, limitando o escopo de atuação profissional dos estudantes egressos. Assim, sugere-se a atualização dos projetos pedagógicos de modo a incluir pautas contemporâneas com foco na sustentabilidade, como é o caso do RI.
MARIA, S.C.; D’ANGELO, M.J.; BORGERTH, V.M.C. Lacunas de engajamento e utilização do relato integrado no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, v.33, n.88, p.63-80, 2022. SANTOS, A.C.D.; FAVATO, K.J.; NEUMANN, M. Relato integrado e gestão de stakeholders: agenda de pesquisas. Revista Contabilidade & Finanças, v.32, n.87, p.429-443, 2021. TEIXEIRA, A.C.; RECH, I.J.; ZANOLLA, E; COUTO, M.H.A. Nível da divulgação das informações não financeiras das empresas brasileiras participantes do projeto piloto de relato integrado. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.18, n.46, p.16-31, 2021.