Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E DESMATERIALIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Matheus Vieira de Souza
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Bauru Responsável pela submissão
2 - Giovani Valar Koch
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - FEB/Bauru
3 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
- Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru

Reumo

A desmaterialização, reduzindo fluxos de materiais nas sociedades humanas, é crucial para o desenvolvimento sustentável (BACCINI; BRUNNER, 1991). Inovações tecnológicas, como streaming e e-books, impulsionam a desmaterialização, oferecendo produtos acessíveis (BUNDGAARD; MOSGAARD; REMMEN, 2017). Apesar dos benefícios ambientais, a desmaterialização levanta preocupações sobre a economia circular e a identidade do consumidor (ALLWOOD et al., 2011; DENEGRI-KNOTT; WATKINS; WOOD, 2012).
Como a Desmaterialização e o Comportamento do Consumidor se relacionam? O objetivo deste trabalho é identificar e analisar fatores do comportamento do consumidor e sua relação com a desmaterialização, buscando o estado da arte entre a relação dos dois temas a partir de uma revisão sistemática de literatura. Compreender e analisar essa relação pode contribuir para os avanços teóricos, práticos e até mesmo para toda sociedade
A desmaterialização reduz o consumo de recursos, contrastando com o materialismo (MCAFEE, 2019). Tecnologia e digitalização maximizam valor com menos recursos, tendo como exemplo a indústria fonográfica com a transição para formatos digitais (KILZI, 2022). O comportamento do consumidor é vital na Economia Circular, evidenciado em estudos (RUSSO et al., 2020) e a relação entre comportamento do consumidor e desmaterialização amplia a compreensão da circularidade.
Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura a partir da pergunta norteadora: "Como a Desmaterialização e o Comportamento do Consumidor se relacionam?" Utilizou-se as bases de dados Web of Science (WoS), Scopus e Science Direct a partir da query "dematerialisation" AND "consumer behavior". Buscou-se identificar a evolução das publicações, países de origem dos estudos e as principais áreas de pesquisa dos estudos. Além disso, foi realizada a análise de rede das palavras-chaves com o software VOSviwer, explorando as ocorrências de palavras-chave
A desmaterialização busca reduzir o uso de recursos, mas há desafios na adaptação do sistema econômico à crise ambiental (SCHILLER, 2009). Estudos mostram aumento nas necessidades de recursos atribuíveis ao consumo (Jackson e Papathanasopoulou, 2008), e dispositivos eletrônicos desmaterializados ainda aumentam o consumo geral de recursos (PETRIDES et al., 2018). Diferentes fatores influenciam o comportamento do consumidor, incluindo design do produto e a necessidade de prolongar a vida útil dos produtos (Rodrigues et al., 2005).
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a relação entre comportamento do consumidor e desmaterialização, apresentamos sete relações que podem ser feitas entre desmaterialização e comportamento do consumidor: Desmaterialização e Sustentabilidade Ambiental; Consumo de Recursos e Crescimento Econômico; Obsolescência Planejada e Comportamento do Consumidor; Economia Circular e Consumo Baseado em Produtos Desmaterializados; Digitalização e Efeito Rebote; Influência do Design do Produto e Prolongamento da Vida Útil; Responsabilidade Compartilhada dos Resíduos e Ferramentas de Análise
BJØRNBET, Marit Moe; SKAAR, Christofer; FET, Annik Magerholm; SCHULTE, Kjersti Øverbø. Circular economy in manufacturing companies: a review of case study literature. Journal Of Cleaner Production, [S.L.], v. 294, p. 126268, abr. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.126268. DENEGRI?KNOTT, Janice; MOLESWORTH, Mike. Concepts and practices of digital virtual consumption. Consumption Markets & Culture, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 109-132, 21 abr. 2010. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10253860903562130.