Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR PARA O COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR NO AMAZONAS (2019-2022)
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Michele Lins Aracaty e Silva
Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Economia e Análise Responsável pela submissão
2 - Nerine Lucia Alves de Carvalho
-

Reumo

O desperdício de alimentos constitui uma realidade em que parte do que vai para o lixo poderia saciar a fome das pessoas em situação de insegurança alimentar. Nesse contexto, surge a Economia Circular que se propõe a redefinir a cadeia produtiva dando um destino ao resíduo. No caso dos alimentos, o aproveitamento deve ser integral e as adaptações devem ocorrer em toda a cadeia produtiva. A região Norte é a mais impactada pela insegurança alimentar com 71,6% da população. No Amazonas, 62,5% da população encontra-se em insegurança alimentar e nutricional leve a grave (IBGE).
PROBLEMA Como as práticas de Economia Circular podem contribuir para reduzir o impacto do desperdício de alimentos nas feiras de Manaus sobre o meio ambiente, a economia e contribuir para combater a fome e insegurança alimentar? OBJETIVO Apresentar o panorama das ações implementadas pelo governo do Amazonas para o combate ao desperdício de alimentos nas principais feiras de Manaus.
A Economia Circular consiste numa estrutura de soluções sistêmicas que enfrenta desafios globais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição, tendo como base os seguintes princípios: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais (no seu valor mais alto) e regenerar a natureza (EMF, 2022). Reduzir a perda e desperdício de alimentos é fundamental para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Tal compromisso atende aos seguintes ODS’s: ODS 1, ODS 2 e ODS 12 (Agenda 2030)
Neste item, relata-se o percurso metodológico usado para atingir o objetivo de apresentar o panorama das ações implementadas pelo governo do Amazonas para o combate ao desperdício de alimentos nas principais feiras de Manaus. Para atingir tal propósito, utilizou-se de método qualitativo, com a finalidade exploratória e descritiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental fazendo uso de observações e análise de conteúdo com base em observações dos fatos e entendimento dos textos utilizados na construção do artigo.
Em três anos (2019-2022) o programa já arrecadou 750.000 kg de alimentos e atende mensalmente 26,5 mil pessoas. Atualmente, os alimentos recolhidos são armazenados num caminhão do Programa de Desperdício de Alimentos e encaminhados a um espaço adequado para a triagem e distribuição. Posteriormente, são destinados a mais de 800 instituições cadastradas localizadas em diversas zonas da capital.
O PCODEPA será ampliado nos próximos meses visto a previsão de inauguração de um Banco de Alimentos que oportunizará o recebimento de uma quantidade maior de produtos com o objetivo de distribuí-los às instituições parceiras possibilitando atender assim, um contingente populacional maior de forma segura e saudável. Ressaltamos também, a necessidade de expansão da atuação do programa para os municípios do interior do estado onde temos vultosos contingentes de população em situação de vulnerabilidade e de alimentos ainda em condições de serem consumidos e que estão sendo descartados.
FUNDAÇÃO ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. O que é Economia Circular? 2012. Disponível em: https://ellenmacarthurfoundation.org/topics/circular-economy-introduction/overview?gclid=eaiaiqobchmirdlaocpi_qivfxfuar0k5gmseaayasaaeglz_vd_bwe. Acesso em: 05 mar 2023. GOVERNO DO AMAZONAS. SEPROR. Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos. 2022. Disponível em: http://www.sepror.am.gov.br/programa-estadual-de-combate-e-prevencao-ao-desperdicio-e-a-perda-de-alimento/. Acesso em: 20 fev 2023.