Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA PARA A PROMOÇÃO DO IMPACTO SOCIAL
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lana Rodrigues da Costa Farias
- UNIFOR Responsável pela submissão
2 - RANDAL MARTINS POMPEU
- Faculdade de Economia e Gestão
3 - MARCUS MAURICIUS HOLANDA
- Unifor

Reumo

As Universidades têm destaque ao beneficiar as comunidades no seu entorno, por meio da implantação de projetos, contribuindo para reduzir o passivo social/ambiental nas relações da academia com a sociedade (Venâncio, 2014). Nota-se, a importância das ações sociais efetivadas pelas Instituições de Ensino Superior(IES) às comunidades circunvizinhas não apenas por cumprirem dispositivos legais, mas para estimular um processo de melhoria de qualidade na formação das pessoas (Nunes et al., 2017).Um projeto social sistemático está no rumo do desenvolvimento social sustentado(Scornavacca et al.,1998)
Como promover ações de extensão que gerem impacto social em uma IES particular? Para responder a essa questão central, definiu-se como objetivo geral analisar o impacto social gerado por um projeto de capacitação profissional vinculado à área de Responsabilidade Social de uma IES particular na empregabilidade dos alunos, utilizando o estudo de caso da Universidade de Fortaleza (Unifor) e seu projeto Centro de Formação Profissional (CFP).
As IES vêm promovendo um grande ato quando determinam introduzir atividades práticas de extensão acadêmica na sociedade, por meio de projetos provenientes de pesquisas que almejam melhores indicadores sociais, a fim de gerar benefícios na vida das pessoas abrangidas (Venâncio, 2014).Nas universidades, a Responsabilidade Social(RS) está ligada normalmente à extensão universitária, com destaque para seu relacionamento com a sociedade e ao mesmo tempo com as demais divisões de ensino e pesquisa(Nunes et al., 2017).
Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é conduzida como estudo de caso único. Na presente pesquisa, a unidade de análise escolhida foi o projeto Centro de Formação Profissional (CFP). A presente metodologia será executada nas seguintes etapas: primeiramente, revisão da literatura para embasar as variáveis definidas para estudo. No segundo momento, elaboração do questionário para aplicação aos alunos egressos do CFP baseado em Ribeiro (2015). A partir dos resultados, estrutura-se uma visão crítica acerca da análise dos impactos sociais em relação aos cursos ofertados pelo CFP.
Esse resultado reflete o papel social da Unifor, que atua não somente na formação de recursos humanos de elevado nível de qualificação, mas também na promoção de uma educação que idealize uma integra prática da cidadania. Adicionalmente, sua atuação de pesquisa deve apresentar a solução para problemas e necessidades da comunidade onde está estabelecida, para além do aumento da economia, a promoção da qualidade de vida e a produção de atividades ao desenvolvimento do Capital Humano e Social (Pompeu & Marques, 2013; Macedo, 2005).
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto social gerado por um projeto de capacitação profissional vinculado à área de Responsabilidade Social de uma IES particular na empregabilidade dos alunos, utilizando o estudo de caso da Universidade de Fortaleza (Unifor) e seu projeto Centro de Formação Profissional (CFP). Os dados referentes à empregabilidade dos alunos da turma de 2019 se revelam significativos.
Abmes. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O papel social das IES. 23 ago. 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2964/o-papel-social-das-ies. Acesso em: 21 maio 2020. Abmes. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2019: ano base 2018. Brasília: ABMES, 2020. Álvarez. G. P.; López M., M. J.; & Caballero, G. Perceived employability in university students: developing an integrated model. Career Development International, v. 22, n. 3, p. 280-299, 2017.