Resumo

Título do Artigo

Marketing Digital como Estratégia Sustentável: um Framework Empírico a Luz das Teorias TOE e DYI
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tércia Leocádio Temóteo
Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão Responsável pela submissão
2 - Kevin Barboza Santos
Universidade Federal de Sergipe - Engenharia Química

Reumo

Discutindo-se as mudanças industriais, sociais e tecnológicas, assim como a complexidade contemporânea do mercado competitivo e dinâmico, focado em atender a sustentabilidade financeira organizacional. Ademais, compreende-se a relevância do marketing digital para suprir essa lacuna de inovação comercial, atender aos anseios da sociedade moderna e agregar uma estratégica sustentável. Simultaneamente tem-se a importância das pequenas empresas para PIB e empregabilidade nacional, porém desfavorecida de informações tecnológicas e de capital para esse tipo de investimento..
Crescimento exponencial de inovação tecnológica, como marketing digital como estratégia sustentável para o mercado atual. Desigualdade ao acesso de informações tecnológica e sua adoção entre empresas de pequeno e grande porte. Objetivo desse trabalho foi propor um framework empírico para adoção do marketing digital focado na sustentabilidade de pequenas empresas através das teorias TOE e DYI.
Adequação mercadológica para o Marketing 4.0 como uma combinação do marketing tradicional com o marketing digital. (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017). O tamanho do empreendimento tem relevância positiva na deficiência das pequenas empresas em implantar tecnologias de inovação de melhorias. (QU et al., 2021). Rez (2016) menciona uma disrupção mundial com o fim da era da comodização. A TOE é focada mais nos negócios como um todo. (RODRIÍGUEZ E MESEGUER, 2010). DIY traz benefício econômicos, otimização de tempo e provocar sensação de prazer e bem-estar. (WOLF E MCQUITTY, 2011).
Seguindo a proposta de Sampaio e Mancini (2007), foi construído uma análise sistemática para definir as categorias que mais possuem interferência na adoção do marketing digital em pequenas empresas, levando em consideração a concepção de sustentabilidade financeira. Elaboração do mapa de aplicação com as categorias consideradas pela literatura como necessárias para adoção do marketing digital, com enfoque na sustentabilidade financeira organizacional, a luz das teorias DOE e DYI.
Recursos financeiros e humanos como categorias internas mais acentuadas na adoção do marketing digital em pequenas empresas. Política como categoria externa mais marketing digital em pequenas empresas. Criação de um mapa de aplicação do marketing digital como estratégia de sustentabilidade financeira, levando em consideração as categorias com maior influência, sob as lentes das teorias DOE e DYI.
Contribuição prática empreendedora de pequenas empresas que buscam inserção ao mundo digital de forma sustentável, além de acrescentar à academia um estudo com temática carente e com modelo replicável para outros contextos e teorias da TIC. Para pesquisas futuras sugere-se reprodução desse trabalho associando a mais teorias da tecnologia da informação e comunicação com elaboração de novos modelos para áreas específicas de negócios ou ainda a execução desse framework e teste de sua aplicabilidade.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, HERMAWAN.; SETIAWAN, IWAN. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 AWA, H. O.; UKOHA, O.; EMECHETA, B. C. Integrating TAM and TOE Frameworks and Expanding their Characteristic Constructs for E-Commerce Adoption by SMEs. 2012. CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 7. ed., v. 1, São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003, 2008 (outras edições disponíveis) WOLF, M.; MCQUITTY, S. Understanding the do-it-yourself consumer: DIY motivations and outcomes. AMS ReviewSpringer, 1 dez. 2011.