Resumo

Título do Artigo

Educação Financeira no Brasil: Dinâmica do Ensino sobre Finanças e Abrangência dos Produtos Financeiros no Brasil
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Felipe Quiodine de de Sousa
UFABC- Universidade Federal do ABC - Santo André - PPGE Responsável pela submissão
2 - ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
UFABC- Universidade Federal do ABC - CECS

Reumo

A Educação Financeira é uma área de estudos da Economia e da Administração que reúne teorias, técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem, com o intuito de facilitar a apreensão de conhecimentos, a adoção de comportamentos e atitudes relativos ao uso de recursos financeiros. Na área da Economia, a relevância da educação financeira tem raízes no campo mais amplo da Economia da Educação, inscrita na Teoria do Capital Humano proposta por Schultz e Becker ainda nos anos 1960.
A educação financeira é essencial para uma sociedade mais equalitária, equilibrada e funcional. Famílias e empresas enfrentam grandes desafios orçamentários e ter o conhecimento e habilidades para melhor gerir seus recursos são de grande valia para a saúde financeira de tais instituições. A Conscientização financeira pode ser entendida como o processo de adquirir conhecimento, habilidades e compreensão sobre questões relacionadas ao dinheiro e às finanças pessoais. Com ela, uma economia tem seu funcionamento mais eficaz, uma vez que a transparência é percebida nas relações comerciais.
A educação financeira no Brasil está evoluindo e ganhando relevância, mas ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar a conscientização e a compreensão financeira em todo o país. Esforços contínuos de governos, instituições financeiras, educadores e organizações da sociedade civil são necessários para promover uma cultura de educação financeira no Brasil.
BARBOSA, N. H. (2017). Taxa Real de Juro: Evolução e Perspectivas. 2017. BCB – Banco Central do Brasil (Julho 2023). Fonte: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira BEHRMAN, et al. (2012). How Financial Literacy Affects Household Wealth Accumulation. American Economic Review. DOI:10.1257/aer.102.3.300. Source PubMed BRAGA, S. Financeirização global: o padrão sistêmico de riqueza do capitalismo contemporâneo. In: TAVARES, M. C; FIORI, J. L. (Org.). Poder e dinheiro. Editora Vozes, 6ª edição, p.195/242, 1998 B3 (Julho de 2023). Nossos Investidores. Fonte: https://www.b3.com.br/pt_br/market-