Resumo

Título do Artigo

SAÚDE YANOMAMI E GESTÃO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE ATENDIMENTO BÁSICO POR EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Heloisa Helena Silva De Pontes
-
2 - Lucas Conde Stocco
- FEA-RP Responsável pela submissão

Reumo

Nos primeiros dias do ano de 2023 o mundo tomou conhecimento sobre a grave crise humanitária vivida pelo povo Yanomami. O ministério da saúde instalou um Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami) como mecanismos nacionais da gestão coordenada da resposta, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), contando com a atuação de equipes multidisciplinares para atendimento. O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) permite compreender os impactos na atuação desses profissionais em um contexto de crise humanitária.
O presente estudo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa “De que forma a gestão de stakeholders pode contribuir para melhoria dos serviços de atendimento básico a saúde, prestados a comunidade indígena Yanomami?” Com isso, o objetivo deste artigo é analisar os reflexos da gestão de stakeholders dos serviços de atendimento básico a saúde, prestados à comunidade indígena Yanomami.
Parte-se do princípio de que o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho é a busca contínua da melhoria dos processos de trabalho, os quais necessitam ser construídos não só para incorporar as novas tecnologias como para aproveitar o potencial humano, individual e, de equipe. Para compreender a atuação de Equipes Multidisciplinares de atendimento a saúde básica, é utilizado o conceito de gestão de stakeholders o qual consiste em um processo de engajamento e gerenciamento das partes envolvidas em um determinado projeto.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental, com busca de informações em documentos variados como relatórios, reportagens de jornais, revistas, fotografias, entre outras matérias de divulgação. A análise dos dados foi feita a partir de análise de conteúdo.
Foi possível compreender que a Gestão dos Stakeholders se concentra compreender a relevância e nível de influência de todos aqueles envolvidos no projeto, sendo que o mapeamento de Stakeholders auxilia na identificação de quem exercer influência positiva, negativa e moderada. Nesse contexto destaca-se ainda a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) contribuiu para significativas interpretações partindo desde o foco médico da ausência de doenças no trabalhador até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas para atendimento básico aos Yanomami.
Os stakeholders precisam de preparo específico para interação com as distintas etnias levando em consideração a língua, sua cultura e os hábitos, sendo necessário um tempo para adaptação de ambos os lados para que o serviço de atenção seja fortalecido na comunidade indígena. A dificuldade de adaptação e definição do perfil dos profissionais de forma compatível para estabelecer uma atuação nas condições de trabalho disponibilizadas acaba gerando uma significativa rotatividade desses profissionais em certas áreas.
AB'SA?BER, A. N. Amazo?nia: do discurso a? pra?xis. Sa?o Paulo, Sp, Brasil: Edusp, 1996. FREEMAN, E. R et al. Stakeholder theory: The state of the art. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. ZAMAN, S.; ANSARI, A. H.; CHATURVEDI, S. Work-life enablers for job satisfaction in healthcare: moderating role of organization type. Industrial and Commercial Training, v. 54, n. 1, p. 95–122, 25 out. 2021.?