Resumo

Título do Artigo

CIRCULARIDADE PARA O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE AÇAÍ NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE COM BASE EM REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - ENILDE SANTOS DE AGUIAR
UEPA - Universidade do Estado do Pará - CCNT Responsável pela submissão
2 - Ana Carolina Moraes Reis
UEPA - Universidade do Estado do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
3 - Fábia Maria de Souza
-
4 - Aline de Oliveira Ferreira
UEPA - Universidade do Estado do Pará - CCNT
5 - Hélio Raymundo Ferreira Filho
- Universidade do Estado do Pará - UEPA

Reumo

O açaí é uma fruta originária da região Norte do Brasil, encontrada em palmeiras, geralmente, da espécie Euterpe oleracea, e a sua polpa é base alimentar de grande parte da população nortista, principalmente as ribeirinhas, que também têm sua base econômica voltada para a produção do fruto (Mindelo et al., 2018; Lemos et al., 2021). No país, o estado com maior produção do fruto é o estado do Pará, responsável por mais de 90% do total produzido (IBGE, 2019).
Com o aumento da produção do açaí, aumenta também a quantidade de caroços fibrosos, que corresponde a 70% da sua massa total, e que não são descartados de forma ambientalmente adequada ou não possuem uma alternativa sustentável de utilização (Lopes, 2021). Assim, o objetivo deste artigo é realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com base em produção científica nacional e internacional sobre as formas de reaproveitamento de resíduos de açaí, com foco no caroço de açaí, a fim de expor as possibilidades de tornar circular o caroço de açaí.
De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, os resíduos de açaí não devem ser descartados como resíduo comum (Brasil, 2010). No entanto, o lançamento dos resíduos em vias públicas próximas aos pontos de vendas ou lixões a céu aberto é comum, comprometendo a qualidade de solos e corpos hídricos (Miranda et. al, 2022). Com vistas à minimização da geração de resíduos, algumas estratégias podem ser adotadas, como é o caso dos preceitos da Economia Circular (EC), a qual visa o reaproveitamento de resíduos e sua reinserção na cadeia produtiva (Weetman, 2019).
Trata-se de uma revisão sistemática de literatura (RSL), cuja questão norteadora é: Qual é o contexto da produção científica relevante relacionada ao tema “reaproveitamento de resíduos de açaí” nos últimos 5 (cinco) anos (2019 a 2023). As etapas da RSL foram desenvolvidas como: planejamento, execução e análise dos resultados. Para seleção de estudos, foi realizada a leitura dos títulos e resumos dos artigos, configurando-se na primeira etapa de triagem, a segunda etapa de triagem correspondeu à exclusão dos artigos repetidos e, a terceira etapa de triagem correspondeu à leitura dos artigos.
Foram obtidos 85 artigos para a RSL, a partir da base Scielo foram obtidos 78 artigos, enquanto que a base Scopus compreendeu 7 artigos. Após a aplicação das etapas de triagem foram selecionados 19 artigos para leitura integral. Após a leitura dos artigos, percebeu-se que há uma tendência nos estudos para variadas áreas, que vão desde caracterizar o resíduo de açaí para uso na produção de materiais sustentáveis, seja na construção civil ou como compósito, até o seu uso como biocarvão para tratamento de água. O setor da construção civil apresentou maior volume de estudos relacionados.
Através da RSL foi possível verificar que o caroço de açaí pode ser reaproveitado no setor da construção civil, como compósito de materiais mais sustentáveis, biocarvão, carvão ativado e até mesmo na acústica de ambientes, entre outros. Nota-se que o caroço de açaí pode deixar de ser uma problemática ambiental para os municípios produtores, pois, conforme observados nos estudos analisados, seu reaproveitamento é viável em outros meios produtivos, o que contribui também para a circularidade e sustentabilidade.
ARAÚJO, S. S.; SANTOS, G. T. A.; TOLOSA, G. R.; et al. Acai residue as an ecologic filler to reinforcement of natural rubber biocomposites. Materials Research, v. 26, n. suppl 1, 2023. BARBOSA, A. D. M.; REBELO, V. S. M.; MARTORANO, L. G.; GIACON, V. M. Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil. Matéria (Rio de Janeiro), v. 24, 2019. HOMMA, A. K. O. et al. Açaí: novos desafios e tendências. Amazônia: ciência & desenvolvimento, v. 2, pág. 7-23, 2006.