Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DAS CARNES CULTIVADA E VEGETAL
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Letícia Sampaio Alexandre
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Diamantino - Faculdade
2 - Mylena Neres Nunes
Universidade do Estado de Mato Grosso - Diamantino/ Administração Responsável pela submissão
3 - Flora Lima Farias de Souza
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Cuiabá
4 - Weslei Maique Oliveira Lopes
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Reumo

Mudanças na dieta humana têm sido apontadas como determinantes para solucionar questões relacionadas à crise climática, ao bem-estar animal e à segurança alimentar. Essas mudanças consistem em uma redução do consumo de alimentos de origem animal e aumento do consumo de alimentos à base de plantas. Dentro deste cenário, as carnes alternativas têm se destacado como uma solução, pois além de serem ricas em proteínas, visam à utilização de um menor número de recursos naturais, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do produto, entre elas destacam-se as carnes cultivada e vegetal.
Diante disso, é importante compreender como as pesquisas que investigam a aceitação de carnes alternativas têm se manifestado e quais as discussões têm sido colocadas como centrais. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar à expressão da ciência a respeito do comportamento do consumidor com relação à carne cultivada e à carne vegetal nos últimos 11 anos (2012-2022).
A aceitação das carnes alternativas, mais especificamente da carne cultivada e da carne vegetal, é determinante para a sua adoção. Por sua vez, para que ela ocorra, faz-se necessário que o comportamento do consumidor com relação a esses alimentos seja compreendido. Diante do que se sabe até o momento, essa a aceitação passa por uma série de variáveis que ilustram sua complexidade e dão luz aos desafios a serem enfrentados, sendo elas: aspectos relacionados ao indivíduo, ao tipo de intervenção, aos atributos do produto, aos atributos externos e a fatores psicológicos.
Foram conduzidas buscas na base de dados Scopus dentro do período de 2012 a 2022. Elas resultaram em 297 artigos, sendo considerados para a análise 267. As análises consistiram em uma pesquisa bibliométrica seguida por uma análise de conteúdo, ambas realizadas por meio do pacote Bibliometrix do software R. Na análise bibliométrica foram considerados os seguintes descritores: país, ano de publicação, tipo de documento, número de citações e título do periódico. Com relação à análise de conteúdo, buscou-se identificar as palavras e expressões com maior frequência absoluta.
Os resultados da pesquisa bibliométrica revelam um aumento nas publicações ao longo dos anos, especialmente a partir de 2020, o que ilustra os esforços da ciência na busca da compreensão do comportamento dos consumidores com relação às carnes cultivada e vegetal. No que tange à análise de conteúdo, é possível inferir que a neofobia, a naturalidade percebida e os aspectos sensoriais atuam como importantes barreiras à sua aceitação. Além disso, se destacaram aspectos relacionados, ao bem-estar animal , à sustentabilidade e às mudanças climáticas.
Considerando os resultados encontrados, apesar dos esforços dos estudos abordados, ainda há muito a ser explorado com relação ao comportamento de consumo, para que sejam identificadas e compreendidas as melhores formas para a inclusão das alternativas de carne na alimentação dos consumidores. Além disso, faltam estudos voltados aos consumidores dos países em desenvolvimento, pois a maioria expressiva dos estudos investigas as populações de países da Europa e dos Estados Unidos. A ciência parece compreender essa necessidade, uma vez que os estudos sobre o tema têm crescido substancialmente.
Baum, Verbeke e Steur, 2022; Elzerman et al., 2021; Motoki et al., 2022; Nunes, 2022; Onwezen et al., 2021; Pakseresht; Kaliji; Canavari, 2022; Siddiqui et al., 2022; Szenderák; Fróna; Rákos, 2022; Zhang et al., 2022.