Resumo

Título do Artigo

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM JOÃO PESSOA: DESAFIOS E INICIATIVAS PARA UMA CIDADE MAIS VERDE E EFICIENTE
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Maria da Conceição Gomes Bernardo
Universidade Federal da Paraíba UFPB - CEAR Responsável pela submissão
2 - Laura Rodolfo Diniz
-
3 - Katarina Ferreira Trigueiro de Almeida
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Engenharia de Energias Renováveis
4 - Raphael Leite de Andrade Reis
-

Reumo

O crescimento urbano global e a mudança para cidades geraram desafios sociais, econômicos e ambientais (KHAMIS et al, 2023). O aumento da população levou ao crescimento do mercado de veículos, preocupando-se com as emissões de CO2 (IEA, 2023). A mobilidade urbana sustentável prioriza acessibilidade, redução de carros, economia de energia e menos emissões (CANITEZ et al, 2020). Os 17 ODS da ONU, incluindo o setor de transporte, visam metas para 2030 (KHAMIS et al, 2023). João Pessoa cresceu significativamente, destacando-se pelo desenvolvimento sustentável (IBGE, 2023).
Objetivo deste trabalho é propor melhorias de mobilidade sustentável em João Pessoa-PB, ao identificar os principais desafios de mobilidade na cidade através da análise dos elementos contemporâneos que definem esse conceito, e ao avaliar aplicações tecnológicas utilizadas em outras cidades voltadas à mobilidade urbana sustentável. Das análises e resultados obtidos, este trabalho contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas e aplicações práticas na área de mobilidade sustentável a partir da busca de métodos de implementação cada vez mais eficazes nos espaços urbanos.
Com o intuito de discutir o tema apresentado, alguns pontos precisam ser expostos para que o entendimento da problemática e a proposição de soluções sejam feitos de forma eficiente e objetiva, a exemplo da mobilidade urbana sustentável. O termo mobilidade sustentável é uma junção de dois conceitos: a sustentabilidade e a mobilidade urbana, que serão discutidos nos próximos tópicos.
Para discutir os resultados do trabalho apresentado, foi realizada uma pesquisa sobre cidades modelo no Brasil e no Mundo, onde duas foram escolhidas a fim de informar sobre seus métodos para obtenção de uma cidade limpa e com mobilidade urbana adequada. Foram escolhidas as cidades de Curitiba, no Brasil, e Grenoble, na França, a fim de comparar duas realidades distintas e como os métodos foram eficazes e funcionam nestas cidades, podendo ser uma referência de aplicação na cidade de João Pessoa-PB, objeto deste estudo.
A partir das iniciativas de mobilidade, umas das propostas de solução para o desenvolvimento e avanço desses desafios é realizar uma série de medidas integradas, a exemplo de investimentos no transporte público sustentável. Os resultados obtidos com base nos estudos realizados sugerem oportunidades de melhoria, porém, é importante salientar que essas conclusões podem ser aprimoradas em trabalhos futuros. Uma abordagem promissora seria estabelecer uma correlação entre esses resultados e dados fornecidos pelo setor responsável pela infraestrutura urbana da cidade incluindo o planejamento urbano.
Com o aumento da população, é imprescindível o cuidado com a questão da mobilidade de um município, principalmente aliado a um desenvolvimento sustentável, de forma a zelar pelo meio ambiente e, consequentemente, pela saúde humana. João Pessoa busca promover mobilidade sustentável e reduzir a poluição do ar, alinhando-se aos ODS da ONU. Apesar dos esforços, a cidade precisa melhorar em comparação com outras. Propostas incluem ações práticas, envolvimento da comunidade e pesquisa contínua para abordar problemas de mobilidade a curto, médio e longo prazo.
BANISTER, D. The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, v. 15, n. 2, p. 73–80, 2008. BATISTA, D. G. P. Índice de avaliação de mobilidade cicloviária: um estudo de caso da cicloestrutura e do uso da bicicleta em João Pessoa – PB. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa. 2019. CABRAL, E. J. L., GARCIA, M. F. Monopólio, tarifa elevada e superlotação: análise da relação entre o transporte coletivo e a organização do espaço urbano em João Pessoa-PB. Mundo do trabalho. Revista Pegada vol. 16, nº especial. p. 54-74. Maio de 2015