Resumo

Título do Artigo

Ações de promoção a sustentabilidade por uma cooperativa de crédito no sul da Amazônia
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Sabrina Sissy Carvalho Correa Alves
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - UNIR Responsável pela submissão
2 - DÉRCIO BERNARDES DE SOUZA
- Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA
3 - Maria Clarice Alves da Costa
- Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - MARCELO MACEDO GUIMARAES
- Universidade Federal de Rondônia

Reumo

Alertas aos problemas ambientais, as empresas cada vez mais buscam alavancar projetos que estejam relacionados à sustentabilidade, em vista que os recursos naturais são finitos.
Neste cenário, este artigo tem como objetivo descrever as ações de promoção a sustentabilidade desenvolvidas por um banco cooperativo privado da cidade de Vilhena, no cone sul do Estado de Rondônia.
O cenário atual chama a atenção para se voltar o olhar para a sustentabilidade do planeta, em busca de qualidade de vida a geração atual e futura, tema abordado em diversas reuniões políticas e corporativas (Mendonça,2022). O termo sustentabilidade aborda além dos aspectos ecológicos e ambiental, o meio social e seus aspectos econômicos (Mendonça, 2022; Pinto, 2021).Diante das perspectivas da humanidade, termos como desenvolvimento sustentável se tornou peça central de assuntos políticos e também empresariais.
Para atingir a proposta optou-se por uma pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada, com o presidente da Cooperativa Credisul, via aplicativo Google Meet.
Os resultados mostram que embora a empresa não tenha adquirido o selo de sustentabilidade desenvolve atividades sustentáveis tanto no ambiente interno da organização quanto fomenta programas externos, a exemplo de atividades com indígenas e o projeto “Somos Todos Guaporé”, além do processo de limpeza do rio expandiu com a construção de estrutura para criação de alevinos para repovoar o rio com peixes da região.
As implicações práticas é que o estudo enfatiza o papel da empresa por meio de ações sustentáveis além de beneficiar o meio ambiente estende as ações à sustentabilidade social, por meio de parcerias.
MENDONÇA, G. S. et al. O Estado regulador brasileiro: Contexto histórico e sustentabilidade. Direito e políticas públicas: desafios, perspectivas e possibilidades, v. 1, n. 1, p. 163-181, 2022. / PINTO, R.Os desafios e vantagens da sustentabilidade empresarial. 2021. 16 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade Metropolitana de Anápolis. Anápolis, 2021.