Resumo

Título do Artigo

FRUTICULTURA EM SÃO VICENTE FÉRRER/PE: UM MAPEAMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR LOCAL
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Erica Fernanda Olimpio da Silva
FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - Butantã Responsável pela submissão
2 - Paula Vitória Fernanda da Silva
-
3 - Livia Vilar Lemos
Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte / Tecnologia em Logística
4 - Michele Bezerra Saito
Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte
5 - Maria Luciana de Almeida
- Universidade de Pernambuco - UPE

Reumo

A fruticultura é uma atividade hortícola de grande importância que se baseia nos pilares da sustentabilidade, desempenhando um papel crucial na criação de empregos, geração de renda, preservação da cultura local e impulsionamento do desenvolvimento regional. Embora a agricultura familiar seja a principal fonte de abastecimento do mercado interno no Brasil, com um compromisso significativo com a preservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável, há diversos desafios a serem enfrentados. Em relação ao Estado de Pernambuco, grande parte da produção é de origem familiar
O objetivo do artigo é realizar um mapeamento da fruticultura em São Vicente Férrer - PE, visando identificar as principais espécies cultivadas, áreas de produção e total de pessoas diretamente envolvidas no polo frutífero. Entende-se que conhecer e monitorar a situação da dinâmica atual na fruticultura, poderá minimizar os problemas relacionados à falta de informações, e identificar as possíveis diretrizes para os futuros estudos. Além disso, foram analisados os desafios enfrentados pelos produtores locais para fins de futuras proposições de diretrizes para o fortalecimento de um desenvolvime
Os agricultores enfrentam diversos desafios, como a falta de conhecimento e habilidades técnicas, bem como a ausência de representação coletiva, mesmo assim unem esforços para aprimorar técnicas, produção e comercialização. Além dos incentivos governamentais na região serem limitados, ainda existem obstáculos que dificultam o desenvolvimento. Os temas abordados fornecem uma base sólida para futuras pesquisas sobre agricultura familiar e fruticultura, bem como estudos relacionados à cadeia de valor do setor, métodos produtivos e discussões sobre a caracterização de um APL.
Utilizou-se o método misto, via estratégia de triangulação concomitante, por meio do qual se usa a pesquisa qualitativa e quantitativa em associação, de forma que os dados se complementam e as lacunas de um método são sanadas pelo outro. Os dados foram coletados com 100 agricultores familiares de São Vicente Férrer, por meio da aplicação de um questionário que foi analisado por frequência e estimativa. Além disso, conversas informais foram realizadas com 30% destes e observações de campo foram procedidas. Também foi utilizada a geotecnologia, para mapeamento.
O levantamento da agricultura familiar na região de São Vicente Férrer, indica que a maior concentração de agricultores está situada na localidade de Chã do Esquecido. As principais culturas nessa área incluem banana, goiaba e uva. As principais formas de comercialização são as feiras livres e os CEASAS, havendo uso de diferentes unidades de medida, a depender da localidade. Apesar de a produção local ser significativa, inclusive para abastecimento de outras regiões, muitos são os entraves à melhoria de processos e produtividade, pois não existem políticas direcionadas.
A importância da agricultura familiar em São Vicente Férrer é significativa tanto para o consumo interno quanto para o suprimento de alimentos no Estado. A prática da fruticultura demonstra ser mais lucrativa por hectare em comparação a outras formas de cultivo, requerendo um alto nível de trabalho manual, o que possibilita maior participação dos agricultores familiares. A capacidade de realizar mapeamento da agricultura familiar em São Vicente Férrer oferece novas perspectivas para o apoio a políticas públicas específicas e o acompanhamento das atividades dos envolvidos.
BANCO DO NORDESTE. Caderno Setorial - Fruticultura. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/cpwJP. Acesso em: 02 set. 2023. SILVA, V. B; ALMEIDA, M. L. de,. Configuração do Campo de produção agrícola do agreste setentrional de Pernambuco: Um estudo em São Vicente Férrer. In: XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, Evento on-line - 14 a 16 de outubro de 2020. WANDERLEY, M. N. B. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.