Resumo

Título do Artigo

REFLEXÕES SOBRE MODUS OPERANDI DE INTERVENÇÕES SUSTENTÁVEIS EM ESPAÇOS RURAIS CONSTRUÍDOS
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Roberto Zanon
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon
2 - SILVANA ANITA WALTER
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE - Campus Marechal Cândido Rondon (PR) Responsável pela submissão
3 - Eduardo Guedes Villar
-

Reumo

Ecologicamente, o planeta se auto sustenta de forma cíclica, porém, através da intervenção humana, da exploração, produção e consumo deixa de ter sua característica cíclica e se torna linear. Quando as matérias-primas são extraídas, convertidas e consumidas e, sobretudo, quando o tratamento dos resíduos finais falha, ocorre um desequilíbrio entre a retirada e o não retorno dos materiais para a natureza. Nesse aspecto, a sustentabilidade emergiu como um processo fundamental para sustentar a vida como a conhecemos hoje (SACHS, 2008).
No contexto da construção civil nacional, são geradas cerca de 100 milhões de toneladas (Mt) por ano de resíduos de construção e demolição (RCD), sendo a região Sudeste a maior área de produção, com 44,5 milhões de toneladas/ano, seguido pelo Nordeste, com 29 milhões de toneladas/ano, o Sul, com 15,1 milhões de toneladas/ano, o Norte, com 9,3 milhões de toneladas/ano e, por último, o Centro-Oeste, com 8,3 Mt/ano (milhões de toneladas ao ano) (ABRECON, 2022). Dessa forma, este estudo objetiva compreender o modus operandi de intervenções sustentáveis em espaços rurais construídos.
No Brasil, anualmente, são produzidas cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos de construção, estes valores correspondem a 500 KG/pessoa ao ano, o que equivale a um IDH de 0,80 ligeiramente superior ao IDH nacional. Contudo, este índice não inclui estimativas de solo escavado, o que é particularmente significativo em obras de infraestrutura, como túneis, metrôs, redes de esgoto e esgoto ou garagens e porões das edificações. (IBGE, 2020). Porém, mesmo que o volume de resíduos seja convertido em agregado reciclado, que é de cerca de 100 Mt/ano (milhões de toneladas por ano).
Quanto ao procedimento metodológico, a atual pesquisa é qualitativa e utiliza da meta-síntese de estudos de casos. A meta-síntese é uma metodologia qualitativa que direciona uma pesquisa científica, a qual é elaborada em oito etapas: (i) Entender o objetivo da pesquisa; (ii) Coletar dados relevantes; (iii) Delimitar critérios de inclusão/exclusão; (iv) Extrair os dados dos estudos e sistematizá-los; (v) Analisar os resultados específicos de cada caso; (vi) Sintetizar os resultados em um quadro comparativo; (vii) Elaborar a teoria por meio da meta-síntese; (viii) Apresentar discussão teórica.
A atual pesquisa objetivou compreender o modus operandi de intervenções sustentáveis em espaços rurais construídos. Foram identificados três modus operandi utilizados mundialmente, atingindo assim o objetivo desejado, sendo eles: (i) Incentivo à sustentabilidade rural da cultura existente: trata-se de pequenas mudanças nas comunidades rurais a fim de criar um desenvolvimento sustentável, ampliando as opções de subsistência aos atores rurais. (ii) Adequação sustentável da cultura existente: trata-se de modificação na estrutura da comunidade, contudo, respeitando as características da região.
Estes modus operandi se constituem com evidenciação da contribuição teórica e como contribuição prática, indica-se o desenvolvimento de políticas públicas que foquem em intervenções sustentáveis em espaços rurais construídos. Como sugestão para futuras pesquisas, salienta-se a necessidade de se desenvolver novos exemplos e possibilidades de desenvolvimento sustentável, dentro dos três modus operandi encontrados na atual pesquisa. Uma vez que o desenvolvimento rural sustentável é um tema contemporâneo causado pelo êxodo rural presente em muitas partes do mundo, é de extrema importância.
MANNI, Mattia, Et al. Best Practices for Recovering Rural Abandoned Towers through the Installation of Small-Scale Biogas Plants. Interuniversity Research Center on Pollution and Environment, 2017. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento Includente, Sustentável, Sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. UNEP. Sustainable Building and Construction Initiative. (2007) Disponível em: https://www.unep.org/resource-efficiency/our-work/sustainable-building-and-