Resumo

Título do Artigo

Culturas de mercado: a logística de suprimento do Alto Solimões
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Francisco Matos
Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Natureza e Cultura Responsável pela submissão

Reumo

No Alto Solimões, as cidades têm como referência seus portos, de onde chegam e saem pessoas e mercadorias. Neste artigo, analiso o abastecimento do comércio da região. Os barcos chamados de recreios são agentes logísticos que transportam mercadorias de Manaus para as cidades do interior do Amazonas. A enchente e a vazante são fenômenos amazônicos que influenciam modos de vida e trabalho nessas paragens. Esta pesquisa contribui com o desenvolvimento da CCT, descrevendo um aspecto importante da cultura de mercado, a rede de marketing no varejo.
A sociedade moderna, consequência da industrialização, produziu um novo cenário. As pessoas se aglomeram nas cidades, criando um estilo de vida que impacta no ambiente. Uma vez que as pessoas não querem mais a vida natural e sim a artificial que demanda produtos industrializados e a extração de matérias-primas, uma cultura de consumo e descarte, em que os ciclos de vida dos produtos estão diminuindo, gerando lixo e poluindo o ambiente. O desenvolvimento econômico e a preservação do ambiente são projetos socioculturais críveis para as regiões pobres do mundo.
A Consumer Culture Theory (CCT) analisa as manifestações da cultura do consumidor em mercados. Arnould e Thompson (2005) propuseram a teoria da cultura do consumidor, eles reuniram conceitos de mercado, de consumidores e da cultura, desde a Consumer Behavior Odyssey (1985). Estas variáveis são usadas para interpretar os signos do consumo. Os temas de pesquisa da CCT são: culturas de mercado, ideologias de mercado, padrões de consumo e projetos de identidade (Arnould et al., 2019). A cultura de mercado descreve os espaços e os processos em que as experiências dos atores do mercado são formadas.
Esta pesquisa é qualitativa, cujo método é pesquisa participante. O universo da pesquisa é o comércio de Benjamin, no Alto Solimões. Tendo como amostra: dez consumidores, três comerciantes e dois agentes logísticos. Para coletar dados foram feitas observações e realizadas entrevistas com perguntas abertas e fechadas. Fiz compras no comércio de Benjamin (no período de um ano) e viagens nos barcos que abastecem a cidade, subindo e descendo o rio Solimões. Isto possibilitou conhecer o trabalho dos agentes logísticos. A análise dos discursos foi baseada na noção de “contexto interpretativo” (Gill,
Os comerciantes do Alto Solimões fazem parte de uma rede de suprimento que tem como referência a cidade de Manaus e o sudeste do país (São Paulo). Na entrevista com um comerciante, perguntei: Os produtos vendidos na sua loja vêm de onde? Ele respondeu: “A maioria de Manaus e pouca coisa do Sul”. Uma rede de suprimento que envolve fornecedores, transportadores e comerciantes. Na região, o modal mais viável para o transporte de mercadorias compradas de Manaus é o hidroviário. Os barcos fazem parte da vida das pessoas que vivem nas margens do Solimões. As condições do rio (enchente e vazante) pod
Os objetivos da pesquisa foram alcançados. A cultura de consumo envolve comerciantes (empresas) e consumidores (clientes), uma visão de contexto conceberia a cultura de mercado como expressão do espaço, dos atores e das interações no comércio. A distância, o transporte e o tempo de entrega são causas do elevado custo de vida no Alto Solimões. A enchente e a vazante, são fatores determinantes do acesso aos produtos industrializados. Portanto, homens da cidade e homens da floresta constroem culturas de mercado.
ARNOULD, E. et al. Consumer culture theory: development, critique, application and prospects. Foundations and Trends in Marketing, Boston, v. 12, n. 2, p. 80-166, 2019. ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Consumer culture theory (CCT): twenty years of research. Journal of Consumer Research, Oxônia, v. 31, n. 4, p. 868-882, mar. 2005. BALLOU, R. H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais, distribuição física. Tradução: Hugo Yoshizaki. São Paulo: Atlas, 2011. BATISTA, D. O complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. 2 ed. Manaus: Valer, EDUA e INPA, 2007.